Cargill e Bunge reduzem compra de soja com incerteza de biocombustíveis nos EUA
30-10-2024

Cargill e Bunge reduzem compras de soja com indefinição sobre biocombustíveis nos EUA |Óleo de soja está entre os principais ingredientes para a fabricação de vários combustíveis renováveis, como o diesel verde e o combustível de aviação. (Foto: Daniel Ac
Cargill e Bunge reduzem compras de soja com indefinição sobre biocombustíveis nos EUA |Óleo de soja está entre os principais ingredientes para a fabricação de vários combustíveis renováveis, como o diesel verde e o combustível de aviação. (Foto: Daniel Ac

Tradings globais diminuíram as compras da commodity devido às dúvidas sobre as políticas para tal segmento com a proximidade com a eleição americana

Por Tarso Veloso - Kim Chipman

Gigantes da agricultura, que incluem a Cargill e a Bunge, decidiram reduzir a compra de soja devido à incerteza sobre a política de biocombustíveis dos Estados Unidos, que cresce com a proximidade da eleição americana.

A falta de definição para uma política de crédito fiscal para biocombustíveis fez com que os produtores adiassem algumas compras de óleo de soja para o início do próximo ano.

O movimento amorteceu a demanda por soja, o que fez com que as gigantes da agricultura também reduzissem suas compras, segundo pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Bloomberg News.

O óleo de soja está entre os principais ingredientes para a fabricação de vários combustíveis renováveis, como o diesel verde e o combustível de aviação.

Em meados de outubro, a maioria dos varejistas de combustíveis havia adquirido apenas cerca de 10% de suas matérias-primas de biodiesel para o primeiro trimestre seguinte, disse David Fialkov, vice-presidente executivo de assuntos governamentais da NATSO, um grupo comercial de paradas de caminhões e centros de energia de transporte. Isso se compara a mais de 80% até essa data na última década.

"Ninguém está produzindo, ninguém está comprando, ninguém está misturando", disse Fialkov.

A Cargill e a Bunge não quiseram comentar.

O setor aguarda que o Departamento do Tesouro emita orientações para o crédito de produção de combustível limpo, previsto para começar em janeiro.

As questões espinhosas que dividem o setor incluem se o incentivo fiscal, conhecido como 45Z, estará disponível para combustíveis de baixo carbono produzidos a partir de ingredientes de biocombustíveis de origem estrangeira, como gordura animal residual e óleo de cozinha usado, que competem com a soja e outras culturas cultivadas nos EUA.

Outra grande incerteza em relação ao crédito é o resultado das eleições presidenciais e parlamentares dos EUA que ocorrerão na próxima semana. Isso porque não está claro se o governo Biden emitirá uma proposta antes da posse de um novo líder nos EUA.

Uma questão importante é se o crédito de 45Z será estendido para além de sua validade atual, no final de 2027.

O atraso em uma definição deixou os produtores de energias renováveis com pouca visibilidade sobre a viabilidade financeira de sua produção de combustível, o que ameaçou paralisar o setor que está em rápido crescimento.

Há apenas dois anos, os EUA correram para construir mais usinas para processar culturas como a soja, que é esmagada em óleo para a fabricação de alimentos e combustível, bem como em farinha usada para alimentar o gado.

Os produtores não estão ansiosos para reservar uma grande quantidade de óleo de soja até que alguma definição seja divulgada, disse a analista de grãos da No Bull, Susan Stroud.

Com tanta incerteza sobre quando e como o novo subsídio será implementado, as esmagadoras têm desviado uma parcela maior dos suprimentos de soja para os mercados de exportação de alimentos, disse Kent Woods, CEO da CrushTraders.

“Há menos demanda por diesel renovável e a demanda por alimentos está atualmente no comando”, disse Woods. Essa dinâmica também criou uma grande mudança na qual os EUA estão exportando óleo de soja novamente.

Fonte: Bloomberg