Cenários globais e estratégias comerciais para o milho serão debatidos em Congresso da Abramilho
08-04-2025

Evento também discute os efeitos do tarifaço norte-americano e a regulamentação da reciprocidade nas relações comerciais do Brasil
O impacto direto do recente aumento de tarifas comerciais imposto pelos Estados Unidos e a busca por um equilíbrio nas relações internacionais serão os principais assuntos do 3º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), marcado para o dia 14 de maio, em Brasília. O evento reunirá especialistas, lideranças do setor produtivo e autoridades políticas para discutir o cenário político-econômico nacional e internacional e seus efeitos sobre a cadeia produtiva do milho.
Entre os temas centrais da programação está o chamado "tarifaço" norte-americano e as possíveis reações do Brasil frente a esse novo capítulo na guerra comercial. A Abramilho prepara um painel exclusivo sobre o tema, onde será debatida também a necessidade de reciprocidade tarifária e ambiental, especialmente em acordos comerciais com outras nações.
Com público previsto de cerca de 400 participantes, o Congresso reunirá produtores, empresários, representantes de entidades setoriais, parlamentares e imprensa, oferecendo um espaço para análise aprofundada dos desafios atuais e projeções para o agronegócio, especialmente para o milho.
“O mercado ainda está assimilando as consequências do tarifaço, mas já é possível prever uma reorientação das exportações brasileiras de milho para novos destinos”, antecipa Glauber Silveira, diretor executivo da Abramilho e responsável pela organização do evento. “Teremos um painel dedicado à macroeconomia e ao agronegócio justamente para abordar esse impacto sob diferentes perspectivas.”
Outro destaque da programação é o Projeto de Lei 2088/2023, recentemente aprovado pela Câmara e pelo Senado, que estabelece diretrizes para que o Brasil adote medidas de reciprocidade em questões tarifárias e ambientais. O PL aguarda sanção presidencial e, se aprovado, permitirá ao Governo Federal responder a práticas comerciais desiguais — como o tarifaço — com ações equivalentes.
Zequinha Marinho (PL/BA), autor do projeto de lei, estará entre os palestrantes que tratarão do tema. Paulo Bertolini, presidente da Abramilho, reforça a importância do debate: “Vamos explorar os efeitos práticos do PL tanto no campo das tarifas quanto das exigências ambientais impostas ao nosso agro”.
O painel sobre reciprocidade comercial e ambiental será realizado das 15h às 16h30, com a presença de Bruno Lucchi (CNA), Lucíola Magalhães (Embrapa Territorial), Samanta Pineda (especialista em Direito Agrário e Ambiental), Daniel Vargas (FGV) e Fernando Pimentel (Itamaraty/MRE). A mediação ficará a cargo do jornalista Mauro Zannatta.
Logo após, das 16h30 às 17h30, será a vez da macroeconomia e seus reflexos sobre o setor agropecuário entrarem em pauta, com as análises de Caio Megale e Leonardo Alencar (XP Investimentos) e Alex Giacomelli (Itamaraty/MRE). O jornalista Cassiano Ribeiro fará a condução do painel.
A terceira edição do Congresso Abramilho conta com o apoio da Basf Croplife e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), consolidando-se como um dos principais fóruns de discussão sobre o futuro do milho e do agronegócio brasileiro frente aos desafios do comércio internacional.