Chuvas fortes devem afetar o Centro-Sul do país nos próximos dias
30-01-2025

Áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil estão em atenção para chuvas intensas — Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil estão em atenção para chuvas intensas — Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Precipitações também vão atingir outras regiões do Brasil

Por Luiz Eduardo Minervino — São Paulo

Áreas das regiões Centro-OesteSudeste e Sul do Brasil estão em atenção para chuvas intensas, com dois avisos laranja (perigo) válidos até a quinta-feira (30/1) na região Sul e até sexta-feira (31/1) em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Os acumulados totais de chuva podem chegar a 100 mm ao dia, com ventos de até 100 km/h.

A formação de um canal de umidade nos próximos dias favorece a ocorrência de volumes expressivos de chuva, que podem superar 100 mm pontualmente em áreas das regiões Sudeste, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Inmet alerta para chuvas em todas regiões do país

Foto: Inmet

Segundo a Climatempo, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai aumentar as condições de chuva forte em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais entre a quinta-feira e o domingo (2/2). A chuva nos próximos dias, somado aos eventos de pancadas de verão da última semana, aumenta o risco para transtornos, especialmente em São Paulo.

Inmet também emitiu aviso amarelo (perigo potencial) em áreas das regiões NorteNordeste, Sul e porção central do país até amanhã, onde persiste a previsão de chuvas intensas. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem chegar a 50 mm no dia, com ventos de até 60 km/h.

Boletim da Nottus Meteorologia informa prejuízos no agronegócio causados pelas chuvas intensas. São Paulo e Paraná estão com atraso na colheita devido às chuvas mais frequentes nos últimos dias. Em Goiás, o excesso de chuva também provoca atraso na colheita, que dificultam a aplicação de dessecantes.

Por outro lado, a chuva aumenta sobre a região Nordeste, e o Matopiba deve apresentar acumulados próximos ou um pouco acima da média para o período. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece maiores acumulados de chuva nas áreas mais ao norte do país, contemplando áreas produtoras do Pará, Maranhão, Piauí e Tocantins.

*Sob orientação de Marcelo Beledeli

Fonte: Globo Rural