Cigarrinha-das-raízes causa grandes problemas, principalmente em áreas de expansão
06-09-2016
A metodologia de amostragem da cigarrinha é um desafio
Outra praga que acomete a cana-de-açúcar é a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata). "Hoje, um dos grandes problemas, principalmente em áreas de expansão, é que há banco de ovos por causa das pastagens anteriormente cultivadas também com pastagens. Mas se fizer um controle bem feito, é possível conviver tranquilamente", afirma De acordo com o engenheiro agrônomo José Francisco, da Global Cana.
Entre as ações recomendadas por Francisco estão o desenleiramento da palha na linha para permitir que a insolação chegue até os ovos da cigarrinha (não é em toda região que isso é possível), e o uso de variedade de cana precoce e o recolhimento da palha em excesso.
"A metodologia de amostragem da cigarrinha é um desafio. Orientamos fazer a amostragem em quatro pontos de 2 metros por hectare, sendo 30% de cada talhão em 100% do talhão. Se o número de ninfas for acima de 2 ninfas por metro é necessário fazer a zona de manejo", disse o engenheiro agrônomo José Francisco.
Para Béber Leandro Béber, engenheiro agrônomo da Syngenta., a aplicação de produtos é necessária para controlar a praga. Mas um dos problemas averiguados é que muitas vezes as aplicações são mal feitas (aplicações em área total; bicos entupidos/desregulados; etc); com baixa dose de inseticidas; problema na qualidade da água de aplicação, entre outros. "A aplicação mal feita diminui a efetividade do controle", afirmou.
Béber concorda que a amostragem nas usinas é um gargalo. "Tem que haver uma equipe para fazer a avaliação a cada 15 dias no período de maior incidência. O primeiro controle deve ser feito na 1ª geração da cigarrinha. A gente sabe que a equipe nas usinas atualmente está reduzida, mas o ideal é ter uma equipe específica para o controle de pragas", falou Leandro Béber.
Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

