Cigarrinha-das-raízes está se tornando resistente aos inseticidas
13-08-2018
Uso contínuo de um mesmo modo de ação remove seletivamente indivíduos susceptíveis, mantendo na população os resistentes
Leonardo Ruiz
O primeiro caso de resistência de inseto a inseticida foi documentado em 1914. Desde então, 586 espécies foram registradas como resistentes, envolvendo 325 inseticidas diferentes e cinco características genéticas de resistência.
Atualmente, a cigarrinha-das-raízes não é o único inseto-praga da cana que está se tornando resistente aos inseticidas – já houve casos registrados para broca-da-cana -, mas é a mais preocupante. “Devemos nos atentar ao assunto, com o intuito de preservar os produtos disponíveis pelo máximo de tempo possível. Existe, inclusive, um comitê internacional de ação de resistência de inseticidas com braço no Brasil, do qual participam a maioria das multinacionais”, alerta a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Luci Dinardo-Miranda.
Entretanto, a pesquisadora ressalta que a resistência não é sempre a culpada pelo baixo desempenho de um produto aplicado para o controle de determinada praga. “Às vezes, a falha no controle pode ser causada pela má qualidade da aplicação (bico entupido ou máquina mal regulada), dose errada, condições climáticas e/ou densidade populacional da praga muito alta e a dose muito baixa.”
Segundo Leila, um caso de resistência ocorre quando há redução da susceptibilidade de uma população da praga a um inseticida, percebida por diversas falhas de controle por meio do produto, usado de acordo com as recomendações de bula e quando o baixo desempenho não pode ser explicado por outros problemas, como erros de doses ou na aplicação.
Veja matéria completa na editoria Capa da edição 56 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

