Clima e pragas colocam desafios à cana-de-açúcar, aponta Weber Valério
25-08-2025

Consultor comentar as perspectivas da safra 2025/26 no Conexão Cana 2025

O Conexão Cana 2025 foi realizado na quinta-feira (21), no Haras Bella Vista, em São Pedro – SP. Promovido pela AgroCiência Consultoria, o evento teve como foco debater as novas tecnologias aplicadas ao aumento da produtividade e da longevidade dos canaviais.

Segundo Weber Valério, consultor da AgroCiência, essa 4ª edição do evento atingiu plena participação do público e se destacou pela escolha criteriosa de temas atuais, como agrometeorologia, as anormalidades climáticas recentes, e o enfrentamento de pragas — em especial o nematoide, apontado como ameaça relevante que vinha sendo negligenciada no setor.

Valério ressaltou a importância de discutir formas de proteger os canaviais diante das condições climáticas adversas, reunindo especialistas e pesquisadores para oferecer informações estratégicas a clientes e usinas. “São assuntos em evidência, que refletem a realidade do campo e permitem levar conhecimento técnico essencial para enfrentar os desafios da produção”, afirmou.

Ao comentar as perspectivas da safra, o consultor demonstrou preocupação com os impactos acumulados de secas e queimadas nos últimos anos, que devem reduzir a produtividade em 2025. Ele observou ainda que a falta de chuvas em setembro deve prejudicar canaviais colhidos no final do ciclo. “Certamente teremos uma quebra na safra, mas esperamos que não seja tão onerosa. Nosso papel é buscar tecnologias e saídas para minimizar esses impactos”, concluiu.

Confira: