CNA inicia consulta nacional para definir prioridades do Plano Safra 2025/2026
18-03-2025

Encontros regionais reúnem produtores para debater crédito rural e políticas de apoio ao setor

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) deu início, nesta segunda-feira (17), a uma série de reuniões regionais com produtores rurais, sindicatos e federações para coletar sugestões e demandas para a construção do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026.

Os encontros, organizados pela Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, têm como foco avaliar as principais necessidades dos produtores em áreas como crédito rural, políticas de apoio à comercialização, mercado de capitais e instrumentos de gestão de risco. O objetivo é garantir que o novo Plano Safra esteja alinhado às demandas reais do setor agropecuário, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento da atividade rural e fortalecimento da economia do agronegócio.

O primeiro evento ocorre em Florianópolis - SC, contemplando os produtores da região Sul. Já na quinta-feira (20), será a vez do Rio de Janeiro - RJ sediar a reunião com representantes do Sudeste. Essas primeiras etapas são essenciais para entender as especificidades dessas regiões, que possuem características produtivas distintas e desafios próprios relacionados ao financiamento e à comercialização agrícola.

Na sexta-feira (21), Cuiabá - MT receberá o encontro dedicado à região Centro-Oeste, um dos maiores polos de produção agropecuária do país. A etapa da região Norte está programada para o dia 28 de março, em Belém - PA, enquanto a reunião com os produtores do Nordeste acontecerá no dia 2 de abril, em Irecê (BA). Ainda será definida a data e o local do evento que reunirá as demandas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), uma região estratégica para o avanço da fronteira agrícola brasileira.

Além de identificar desafios e oportunidades, as reuniões permitirão que os participantes compartilhem experiências e boas práticas, contribuindo para a construção de soluções mais eficazes para o setor. Os temas debatidos incluem o aprimoramento de linhas de crédito para pequenos, médios e grandes produtores, a ampliação de investimentos em infraestrutura e logística e a busca por mecanismos mais eficientes de proteção contra riscos climáticos e de mercado.

Após essa rodada de consultas, todas as propostas serão organizadas em um documento que será encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária e a outras autoridades do governo federal. A intenção é contribuir ativamente para a formulação de políticas agrícolas mais eficazes e alinhadas com as necessidades do setor produtivo. Com esse esforço, a CNA busca fortalecer o ambiente de negócios no campo e garantir condições mais justas e acessíveis para os agricultores, promovendo um crescimento sustentável e competitivo para o agronegócio brasileiro.