COFCO envia primeira carga de soja com selo de agricultura responsável para a Tailândia
22-07-2025

Iniciativa consolida Brasil como fornecedor estratégico de soja livre de desmatamento e conversão

A COFCO International embarcou recentemente, a partir do Porto de Santos - SP, sua primeira remessa de soja certificada pelo Padrão Internacional de Agricultura Responsável da companhia com destino à Tailândia. A carga foi enviada para a Thanakorn Vegetable Oil Products Co., Ltd., uma das principais fabricantes de óleo vegetal e ração animal da Ásia, marcando um novo capítulo na consolidação de cadeias globais sustentáveis de fornecimento de soja.

O carregamento representa mais do que uma operação comercial. Ele simboliza a conexão entre agricultores brasileiros e a indústria asiática, por meio de uma commodity certificada como livre de desmatamento, com gestão sustentável dos recursos naturais e respeito aos direitos trabalhistas.

A soja enviada está em conformidade com o Módulo 2 do Padrão COFCO, que garante que a produção é livre de desmatamento e conversão (DCF) desde 31 de dezembro de 2020, e que passou por auditorias na fazenda, abrangendo a gestão sustentável da água; a conservação da biodiversidade e práticas trabalhistas éticas.

O padrão adota o modelo de cadeia de custódia por balanço de massa, que proporciona maior eficiência logística e otimização de custos — sem comprometer a rastreabilidade e a transparência.

A certificação COFCO já é reconhecida por órgãos relevantes, como a Federação Europeia de Fabricantes de Rações (FEFAC), cujas diretrizes de fornecimento são seguidas pelo padrão; coalizão de Ação Positiva para as Florestas, do Fórum de Bens de Consumo, que endossa o compromisso ambiental da COFCO e, mais recentemente, foi incluída no Programa de Boas Práticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), garantindo incentivos financeiros a agricultores certificados no Brasil.

A COFCO já vinha fornecendo soja certificada do Brasil e da Argentina para outros mercados, e agora amplia sua atuação para atender à crescente demanda asiática por alimentos produzidos de forma responsável.

O CEO da COFCO International Brazil Grains & Oilseeds, Luiz Noto, esteve pessoalmente no porto de Santos para acompanhar o embarque da soja, junto a membros da equipe de gestão no Brasil.