Cogen e ABiogás debatem avanços e desafios da indústria do biometano na Casa Civil
24-10-2025

Reunião na Secretaria Especial do Programa do PAC, Ricardo Buratini, contou com participação de executivos de diversas empresas do setor

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e a Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás) realizaram nesta quarta-feira (22/10) uma reunião na Casa Civil, em Brasília (DF), com o secretário adjunto de Energia da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Ricardo Buratini.

Em pauta, os desafios e as oportunidades da indústria do biometano no Brasil. “Foi uma reunião bastante positiva. Apresentamos as potencialidades da cogeração a biogás, as oportunidades com o biometano e as barreiras. No encontro, surgiu a ideia é promover um seminário técnico e chamar os principais stakeholders para construir soluções conjuntas para destravar projetos e investimentos”, afirma o diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen, Leonardo Caio Filho.

Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o fortalecimento do setor: identificação dos corredores de abastecimento de biometano, com base no mapeamento da oferta e da demanda; reconhecimento do biometano para participação no LRCAP-2026; e fomento de distritos bioindustriais, estimulando a criação de demanda.

Também foram tratados temas como a proposta de um mecanismo de contratação complementar ao LRCAP- 2026, voltado ao fornecimento de potência com geradores existentes em plantas de biogás, para atendimento da rampa no horário de ponta de carga; criação de políticas públicas de incentivo ao uso do biometano no transporte rodoviário; promoção de um workshop técnico, com foco na integração de toda a cadeia produtiva do setor.

 O encontro contou com a participação de Renata Isfer, presidente executiva da ABiogás; Marina Lairé, coordenadora de inteligência de mercado da Adecoagro; Pericles Pinheiro, diretor da CHP Brasil; Ricardo Cantarani, gerente executivo institucional da Necta Gás; Gustavo Flores, gerente de energia da Atvos; Mariana Barbosa, coordenadora corporativa de biometano da Atvos, além de integrantes da secretaria especial.

“O diálogo reforçou a importância da colaboração entre o governo e entidades representativas para acelerar o desenvolvimento do biometano como vetor estratégico da transição energética e da descarbonização da matriz energética”, complementa o diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen.