Cogen realiza fórum internacional para debater avanço da cogeração de energia
18-08-2022

Evento será realizado no dia 15 de setembro, no Grand Hyatt São Paulo; e contará com Angelina Galiteva, conselheira da Operadora de Sistemas Independentes da Califórnia; e quatro painéis com os principais agentes do setor

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) realiza, no dia 15 de setembro, no Grand Hyatt São Paulo, em São Paulo, o VI Fórum Cogen – Cogeração de Energia e Geração Distribuída.

“Nosso objetivo é reunir empresários, autoridades governamentais e outros players do mercado para analisar os entraves e debater soluções que contribuam para desenvolver o setor”, afirma o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte.

Logo após a cerimônia de abertura, o evento terá uma série de quatro painéis – cada um de 45 minutos. O primeiro é dedicado às potencialidades das biomassas e do biogás. Na sequência, os painelistas falam de novas tecnologias: descarbonização, hidrogênio e biometanização de celulose. Após um rápido intervalo, o terceiro painel trata das perspectivas do setor elétrico, especialmente as contribuições que as energias renováveis e a cogeração possam dar ao desenvolvimento da economia do Brasil. Ainda antes do almoço, o quarto painel aborda a contribuição da cogeração frente às novas renováveis.

Entre os convidados estão nomes do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), bem como representantes do Congresso Nacional. Também estão convidados painelistas da indústria de cogeração, companhias e produtores de energia, comercializadoras de energia, consultorias especializadas e setor acadêmico. A minuta da programação, com os nomes convidados, está disponível no site do evento (https://sgi.cogen.com.br/pt-BR/Eventos/Detalhes/8).

Uma das principais atrações do VI Fórum Cogen é a keynote speaker, a americana Angelina Galiteva, Chair of Board of Governors of California Independent System Operator, a Operadora de Sistemas Independentes da Califórnia – companhia responsável pela confiabilidade operacional da rede elétrica do estado da Califórnia e pela operação do mercado de eletricidade, inclusive a integração do projeto de energia renovável conforme determina a legislação estadual.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link https://sgi.cogen.com.br/pt-BR/Eventos/Detalhes/8

SERVIÇO

Evento: VI Forum Cogen - Cogeração de Energia e Geração Distribuída.

Data: 15 de setembro de 2022 (quinta-feira)

Local: Grand Hyatt São Paulo (Av. das Nações Unidas, 13.301, São Paulo/SP)

Horário: 8h30/16h

Programação: Nomes dos painelistas a confirmar (TBA)

  • 8h30/9h - Welcome Coffee
  • 9h/9h30 - Abertura
  • 9h30/10h15 - 1º painel - Potencialidades das biomassas e biogás
  • 10h15/11h - 2º painel - Tecnologias - Descarbonização/Hidrogênio/Biometanização de celulose
  • 11h/11h30 - Coffee Break
  • 11h30/12h15 - 3º painel - Perspectivas do Setor Elétrico - Contribuições que as energias renováveis e a cogeração possam dar ao desenvolvimento da economia do Brasil
  • 12h15/13h - 4º painel - Contribuição da Cogeração frente às novas renováveis
  • 13h/14h30 - Almoço
  • 14h30/15h30 - Keynote Speaker - Angelina Galiteva, Chair of Board of Governors of California Independent System Operator (CAISO)
  • 15h30 - Encerramento

Realização: Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen)

Mais informações: rosemeire@cogen.com.br

Sobre a cogeração

Cogeração é a produção simultânea e de forma sequenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de biomassa ou gás natural, entre outros.

Os sistemas de cogeração apresentam como vantagens a economia de investimentos em transmissão e distribuição de energia, menores perdas de energia, maior confiabilidade de fornecimento de energia; melhor qualidade da energia produzida; e sua elevada eficiência energética, quando comparado aos sistemas tradicionais de geração de eletricidade.

Os processos de cogeração podem ser aplicados nas suas diferentes formas em diversos setores de atividade. Algumas das principais aplicações são:

  1. Setor industrial para calor de processo – Produção de vapor (indústrias do setor químico, petroquímico e farmacêutico; indústrias do setor de alimentos e bebidas; indústrias do setor de papel e celulose; indústrias do setor têxtil, indústrias cerâmicas; e outras).
  2. Setor industrial para aquecimento direto – Forno alta temperatura (Indústrias do setor de vidros; indústria do setor de cimento; indústrias siderúrgicas).
  3. Setor comércio e serviços para ar-condicionado central e aquecimento de água (shopping centers; centros comerciais; supermercados; hotelaria; hospitais; lavanderias e tinturarias; clubes desportivos).
  4. Setor sucroenergético para bioeletricidade (Usinas de açúcar e etanol que cogerem energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e também da sua palha e pontas, além do biogás oriundo da vinhaça).

Sobre a Cogen

A Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), entidade que representa 97 associados da cogeração de energia. A entidade, criada com base na bem-sucedida experiência da COGEN Europe, visa eliminar “barreiras” ainda existentes para tornar viáveis os projetos de cogeração, bem como demonstrar a capacidade e pioneirismo do governo e do empresariado no desenvolvimento e implementação de um modelo de diversificação da matriz energética caracterizada pela busca de soluções mais eficientes, limpas e de menor custo. Site: www.cogen.com.br