Com adubação biológica produzida com Microgeo® produtor de cana-de-açúcar aumenta a produtividade e lucratividade agrícola de forma sustentável
21-06-2021
Tecnologia reestrutura propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e restabelece o microbioma local
Há três anos o produtor de cana-de-açúcar Caio Augusto Ferreira, de Catanduva (SP), conheceu o adubo biológico produzido com Microgeo®. Desde então ele faz aplicação em 800 ha da sua propriedade (cana planta e soca) e conta que a cada nova aplicação os resultados são mais visíveis.
“Nós identificamos que havia a necessidade de melhorar a microbiologia do solo, que estava muito agredido. Agora, com uso do adubo biológico, mesmo com a restrição de chuvas nos últimos anos, produzimos mais toneladas por hectare e quando comparamos com áreas não tratadas com Microgeo® a diferença é gritante”, conta Ferreira.
Hoje a média de produtividade na fazenda de Ferreira está em 96 toneladas por hectare e idade média do canavial entre 4 e 5 anos. Uma das áreas colhidas em 2020 com cana de 1º corte atingiu produtividade 140 toneladas por hectare. O agricultor pontuou que muitas mudanças são visíveis em comparação a área testemunha, que não recebe o produto. “A grossura do colmo, porte da planta, a altura da copa que está com mais de 2,40m, sistema radicular mais desenvolvido, solo com mais porosidade, menos compactado e absorvendo mais água. Além disso, tem a questão foliar, que em comparação com a cana dos vizinhos, é muito mais saudável, verde e sem enrolar”, explica.
De acordo com Denis Azevedo, Representante Técnico de Vendas da Microgeo, o uso contínuo do adubo biológico produzido com Microgeo® trabalha a biota e tem interação entre solo e planta. “Por esse motivo é importante a aplicação contínua do adubo biológico, para que a planta mantenha seu metabolismo mais equilibrado e desenvolva mecanismos de tolerância a estresses bióticos e abióticos”, explica Azevedo.
O especialista finaliza ressaltando que a adubação biológica é uma tecnologia robusta que vai reestruturar o solo e gerar uma sinergia entre solo e planta que tem reflexos na parte nutricional e garante que, além de outros benefícios, melhora na disponibilização de nutrientes, facilidade na decomposição de matéria orgânica e outros benefícios que somados resultam em maior produtividade e lucratividade.
Sobre a Microgeo
Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes. Para saber mais, visite www.microgeo.com.br.
Alfapress Comunicações
Mariana Cremasco

