Com presença do governador do Pará, Pagrisa anuncia investimentos inovadores em energia limpa e sustentabilidade
27-08-2025

Foto: do site Pagrisa
Foto: do site Pagrisa

A Pagrisa apresentou ao governador do Pará, Helder Barbalho, dois novos projetos estratégicos que reforçam a vocação da empresa para inovação, diversificação de matriz produtiva e compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O encontro ocorreu durante a Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec 2025).

O destaque foi o lançamento da produção de etanol a partir do milho, com a implantação de uma planta industrial capaz de moer diariamente 500 toneladas do grão e produzir até 210 mil litros de etanol. O projeto torna a Pagrisa a primeira Usina Flex do Norte do Brasil, utilizando milho e cana-de-açúcar como matérias-primas. Além de gerar energia limpa, a unidade produzirá 140 toneladas diárias de DDGs (grãos secos de destilaria), insumo importante para intensificação da pecuária no Pará.

Outro marco é a parceria com a Carboman, do Grupo Simões, para o beneficiamento do CO₂ gerado no processo fermentativo do etanol. O Grupo Simões investiu R$ 35 milhões na nova planta, que fica dentro do parque industrial da Pagrisa, e terá capacidade anual de beneficiar 12 mil toneladas de CO₂, atendendo à demanda equivalente ao consumo de bebidas gaseificadas de 26 milhões de pessoas, na região Norte e Nordeste.

“Esses investimentos reafirmam o papel da Pagrisa como uma empresa que acredita na força do agronegócio amazônico para gerar energia limpa, desenvolvimento e oportunidades. Estamos diversificando a produção, agregando valor e contribuindo com a sustentabilidade. Mais do que projetos industriais, são iniciativas que fortalecem a economia regional e ajudam a construir o futuro do Pará”, destacou o vice-presidente da Pagrisa, Fernão Zancaner.

Com esses projetos, a Pagrisa reforça seu compromisso em unir tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento regional, consolidando-se como uma das empresas mais inovadoras do setor sucroenergético na Amazônia.

Sobre a Pagrisa

Com 57 anos de atuação, a Pagrisa consolida-se como uma das principais agroindústrias do Pará, acreditando no potencial produtivo da região amazônica e gerando impacto direto na vida de milhares de pessoas. Atualmente, são mais de 1.700 empregos diretos e cerca de 7.200 indiretos, beneficiando mais de 28 mil pessoas na região de Ulianópolis (PA) e contribuindo para a melhoria dos índices de desenvolvimento socioeconômico local.

Única agroindústria paraense no setor sucroalcooleiro, a empresa é referência na produção de açúcar (cristal, triturado e demerara) e álcool (54º) da marca Cauaxí. Também produz etanol (tanto o anidro - usado na mistura com gasolina - quanto o hidratado - destinado a veículos flex).

A Pagrisa ainda aposta na diversificação das atividades, com o cultivo de soja e milho, além da produção de artigos em fibra de vidro por meio da Norte Fibras - empresa do grupo Pagrisa - fundada em 2018. São fabricados tubos, conexões, reservatórios e postes de energia. Uma solução completa para sistemas de irrigação e de saneamento básico.

Fonte: Pagrisa