Como a indústria sucroenergética pode contribuir com o meio ambiente?
11-06-2025
Em um cenário global cada vez mais preocupado com a sustentabilidade, a indústria sucroenergética brasileira se mostra como um grande potencial para a proteção ao meio ambiente. Este setor oferece soluções tangíveis para a descarbonização, produção de energia limpa e redução do desperdício, por exemplo, sendo um grande aliado nas lutas por um futuro mais verde. Entenda como a indústria sucroenergética pode contribuir com o meio ambiente.
Descarbonização
Chamamos de descarbonização o processo de reduzir a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera. O principal deles é o gás carbônico, produzido a partir da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, por exemplo. Além de poluir o ar, o gás carbônico também contribui para o aquecimento global, que prejudica todo o equilíbrio do planeta.
Para ocorrer a descarbonização, é necessário fazer a transição energética, substituindo os combustíveis fósseis por fontes de energia alternativas menos poluentes. O etanol, por exemplo, reduz em até 90% menos gás carbônico em comparação com a gasolina. Saiba mais sobre os impactos da gasolina no meio ambiente e a importância do etanol para a transição energética.
O setor sucroenergético contribui para a descarbonização
Economia circular
Os principais produtos da cana-de-açúcar são o etanol e o açúcar. Os resíduos de ambos os processos produtivos podem ser reaproveitados para que outros itens sejam fabricados. Esse modelo é chamado de economia circular, que prevê o máximo aproveitamento dos recursos e redução do desperdício.
Um dos principais usos das sobras da cana é a bioeletricidade, que vem da biomassa a partir da queima de matéria orgânica, como o bagaço e a palha da cana. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), 75% da bioeletricidade gerada em 2024 foi de resíduos da cana-de-açúcar. Saiba mais sobre a bioeletricidade.
A vinhaça é outro subproduto da cana, que vem de um líquido que surge da produção de etanol e pode ser usado como fertilizante natural. Já a levedura da cana, após a fermentação, pode ser usada na fabricação de rações para animais. Confira mais subprodutos da cana.
A cana-de-açúcar também pode ser usada na produção de bioplásticos, também chamados de plástico verde. A redução do uso de plástico é uma das principais e mais antigas discussões a respeito da proteção e cuidado ao meio ambiente. O plástico comum, feito de petróleo, demora entre 400 e 500 anos para se decompor. Atualmente, existem bioplásticos de cana-de-açúcar que são decompostos em até 180 dias. Aproveite para conferir: Vidro, papel e bioplástico: conheça produtos que podem ser feitos com cana-de-açúcar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A indústria sucroenergética está diretamente ligada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas, também conhecidas como Agenda 2030, foram elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e objetivam transformar o mundo até 2030. A lista aborda questões relacionadas ao meio ambiente, educação, desigualdade de gênero, saúde, erradicação da pobreza, etc.
O setor sucroenergético, além de estar relacionado à descarbonização e economia circular, também promove diversos outros benefícios voltados para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. A geração de empregos em diversas partes do país, especialmente nas zonas rurais, e o investimento em tecnologias são outros dois pontos importantes do setor. Confira os ODS relacionados ao setor sucroenergético:
8 – Trabalho decente e crescimento econômico
9 – Indústria, inovação e infraestrutura
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
12 – Consumo e produção responsáveis
13 – Ação contra a mudança global do clima
Aproveite para conferir: O papel da bioenergia nos 17 ODS da ONU.
Fonte: do site Siamig Bioenergia

