Como reduzir custos de forma eficiente no setor bioenergético sem prejudicar a atividade
19-02-2026
Quando a conta da empresa não fecha, a primeira opção que aparece é a de cortar custos. Porém, é preciso realizar uma análise minuciosa sobre cada item dos gastos para saber o que cortar, ou reduzir e como fazer isso sem prejudicar o desenvolvimento sustentável do negócio.
A OPTVUS Gestão e Reestruturação foi criada justamente para auxiliar as empresas a fazerem o “Turnaround”- virada, inversão de rota ou recuperação - revisarem os seus processos operacionais, agrícolas, industriais, administrativos, buscando a redução de custos e maximização dos resultados.
Paulo Soares, profissional com mais de 23 anos de atuação no setor bioenergético, diretor-executivo da OPTIVUS, salienta que, quando se fala em redução de custos, é preciso saber realizá-la. “Cortar plantio, tratos culturais, não significa reduzir custos necessariamente. Custos é preciso ser visto de forma muito cirúrgica. Saber a fundo o que dá para reduzir, o que eu preciso reduzir e como reduzir. É preciso saber se aquele corte não afetará a produção ao longo dos próximos anos. Temos que reduzir custos, mas, ao mesmo tempo, manter e buscar aumentar a produtividade agrícola. Por isso, custo é muito delicado.”
Veja a explicação completa no vídeo com o Paulo. E para saber mais, basta procurá-lo em seu Linkedin - https://www.linkedin.com/in/paulo-soares-04488025/ ou pelo celular - (19) 98195-7925

