Complexo de capins lidera ranking de plantas daninhas mais infestantes em 2025
03-04-2025
Dados foram divulgados durante reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar
Um simples descuido com a matocompetição pode levar a grandes perdas de produção. A infestação de plantas daninhas nos canaviais segue como um dos principais fatores redutores de produtividade agrícola da cultura, exigindo um manejo adequado para não comprometer a rentabilidade da lavoura.
Dentre as principais espécies, destacam-se o complexo de capins (colonião, colchão e braquiária), presentes em 37,7% dos canaviais. Em seguida, aparecem o complexo de folhas largas (20,6%), grama-seda (11,2%) e capim-camalote (5,7%). Os dados são da pesquisa “novas técnicas de plantio”, coordenada pelo consultor e pesquisador Rubens Braga Júnior e que levantou informações de 203 unidades distribuídas em 16 estados brasileiros, totalizando 964 mil hectares amostrados em áreas de renovação.
O estudo também buscou entender as modalidades de manejo para inibição de florescimento e maturação mais utilizadas pelos produtores. O ranking final ficou assim: 25,4% utilizam apenas maturador; 20,1% usam maturador + nutricional; 10,5% aplicam inibidores de florescimento; 7,1% apostam no uso de pré-maturadores (nutricional); 5,0% utilizam inibidores de florescimento + nutricional e 31,8% não fazem uso de nenhuma ferramenta.

