Comunicação e reputação ampliam alcance no setor bioenergético
30-03-2026
Responsabilidade social e mídia local fortalecem imagem das usinas
Andréia Vital
A construção de reputação no setor bioenergético passa por estratégias que vão além da comunicação institucional direta. A avaliação foi feita por Grécia Santos, coordenadora de Comunicação das usinas Batatais e Cevasa, ao destacar o papel de terceiros na validação da imagem das empresas durante o painel “O Poder da Comunicação”, no 14º Cana Substantivo Feminino, realizado no dia 26 de março, em Ribeirão Preto - SP.
Segundo ela, quando o reconhecimento vem de fora, o impacto tende a ser mais relevante. “Quando alguém fala bem da gente, sem influência ou contrato, o efeito é muito maior do que quando a própria empresa comunica”, afirmou. Ainda de acordo com Grécia, a consistência baseada em fatos e dados continua sendo essencial, mas o endosso espontâneo amplia a credibilidade.
A coordenadora também ressaltou a importância de integrar ações de responsabilidade social à estratégia de comunicação. Para ela, essas iniciativas funcionam como um canal eficiente de relacionamento com a sociedade e com a imprensa, especialmente em um cenário de restrição orçamentária para campanhas publicitárias.
“Nem sempre há verba para campanhas, então a responsabilidade social se torna um caminho para manter a presença e o diálogo com os públicos”, disse. Nesse contexto, ela destacou o papel dos colaboradores como agentes dessa comunicação, formando um tripé entre empresa, equipe e comunidade.
Grécia enfatizou ainda a relevância da atuação regional. De acordo com ela, o relacionamento com veículos locais, como rádios, jornais e TVs de cidades do interior, é determinante para ampliar a visibilidade das usinas. “É preciso entender a cultura local e manter contato frequente com essa imprensa, que acaba se tornando parceira”, afirmou.
Como exemplo, a coordenadora citou iniciativas culturais viabilizadas por incentivos fiscais, como a realização de apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em Batatais - SP, onde uma das usinas está localizada. Segundo ela, a ação mobiliza a comunidade e amplia a exposição da empresa.
Confira:

