Condições do solo e acessórios de máquina favorecem preparo customizado
15-03-2021

Sérgio Quassi de Castro desenvolve pesquisa para a formação de canaviais com alto desempenho com menor custo
Sérgio Quassi de Castro desenvolve pesquisa para a formação de canaviais com alto desempenho com menor custo

A utilização do Sulcador com Dispositivo Destorroador e Caixas de Óxido, durante o plantio de cana, melhora a emergência do tolete e o desenvolvimento da raiz

Usinas e produtores de cana podem customizar operações, optando por um preparo do solo reduzido, ou até mesmo considerar a possibilidade de não realização do preparo. Mas, para seguir um desses caminhos as lavouras devem estar localizadas em áreas que não apresentam problemas de fertilidade nas camadas mais abaixo do solo – observa Sérgio Quassi de Castro, sócio da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada.

“Se o ambiente for favorável para o desenvolvimento de cana-de-açúcar, pode ser que não haja necessidade da utilização de grade, arado ou subsolador na reforma do canavial. É possível ter uma redução de operações, a ausência de preparo ou a realização do plantio direto”, destaca.

Entre os aliados da customização das operações de preparo do solo – revela Castro – estão o Sulcador com Dispositivo Destorroador e as Caixas de Óxido, acessórios da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, fabricada pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Experimento desenvolvido pela AgroQuatro-S e a DMB – de outubro de 2019 a outubro de 2020 – demonstrou inclusive que uma área de cana com plantio realizado pela máquina convencional, que não possui dispositivo destorroador, apresentou 20% a mais de torrões em comparação à área onde foi usada a plantadora automatizada com esse recurso tecnológico. 

Com uma haste que pode atingir profundidade de até quarenta centímetros, o Sulcador com Dispositivo Destorroador diminui ondulações do terreno e torrões.  E, em consequência disto, ocorre a eliminação de bolsões de ar no sulco, o que provavelmente é um dos fatores que favorece o melhor desenvolvimento das raízes e a germinação mais rápida da cana – comenta.

Em outro experimento com duração de três anos, iniciado em 2020, a AgroQuatro-S e a DMB estão avaliando os benefícios desses acessórios da plantadora automatizada na redução de operações no preparo de solo. “Ao usar a máquina com o Sulcador com Dispositivo Destorroador e as Caixas de Óxido estão sendo geradas condições de solo favoráveis à emergência do tolete e ao desenvolvimento de raiz. Vai haver economia nesse cenário. Para saber qual será a redução em reais, é preciso ter mais dados e uma visão mais a longo prazo”, afirma.   

As Caixas de Óxido viabilizam a aplicação de óxido de cálcio e de magnésio, durante a operação de plantio, tornando esses nutrientes prontamente disponíveis à planta.

Fonte: CanaOnline