Conferência Unem Datagro sobre etanol de milho: protagonismo do Brasil para produção de SAF passa por organização da cadeia produtiva
22-03-2024

Primeira edição do evento acontece nesta quinta-feira (21), em Cuiabá (MT)
A demanda por Combustível de Aviação Sustentável (SAF) está dada, tanto a nível doméstico quanto internacional, cabendo ao Brasil o desafio de organizar a cadeia produtiva em torno do SAF para que o país possa, de fato, aproveitar todo seu potencial, a fim de ser protagonista de produção desta nova fonte energética.
O cenário foi traçado por Marcela Anselmi, gerente de Meio Ambiente e Transição Energética da Agência Nacional de Aviação (Anac), nesta quinta-feira (21), em Cuiabá (MT), durante painel da 1ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO sobre Etanol de Milho.
"O que chegar ao mercado de SAF será consumido, porque as companhias aéreas que operam no Brasil e internacionalmente precisam cumprir seus mandatos de descarbonização", disse, acrescentando que "o Brasil se destaca, porque tem matéria-prima, como, por exemplo, os etanóis de cana e de milho, domina a tecnologia de produção e dispõe de políticas públicas para o tema".
Gonçalo Pereira, professor-titular da Unicamp, acentuou que, de fato, o Brasil tem um conjunto de matérias-primas para fabricação de SAF, bem como de outros combustíveis "verdes" – para navegação marítima, por exemplo –, mas precisa ir além, buscando viabilizar o processo industrial internamente. "Não podemos somente fornecer a matéria-prima para ser industrializada lá fora."
Também participante do painel, Maria Auxiliadora Nobre, coordenadora de Gestão do RenovaBio da ANP, discorreu sobre como a Política Nacional de Biocombustíveis tem contribuído para que o Brasil reduza suas emissões de gases de efeito estufa, que estão atreladas aos compromissos do país sob o guarda-chuva do Acordo do Clima de Paris. "Já tivemos no âmbito do RenovaBio a geração de mais de 124 milhões de CBios, que equivalem à retirada de 144 milhões de toneladas de carbono equivalente da atmosfera."
Fonte: Uagro