Confira evolução da performance das variedades transgênicas conforme são acrescentadas biossoluções
A ADAMA está realizando nesta quarta (22) e quinta-feira (23) um Dia de Campo em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) com o objetivo de mostrar aos produtores e usinas da região o quanto suas biossoluções podem potencializar a performance das variedades BT (resistentes à broca-da-cana). O evento está ocorrendo no Polo de Melhoramento Genético do CTC, em Piracicaba, SP.
O agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, Fábio Carvalho, explica que foram preparadas quatro áreas para o experimento. Cada uma delas, formada por uma variedade BT (9001BT, 9003BT, 20BT e 7515BT) diferente e manejada com quatro tipos de tratamento:
1° - Variedade BT + fungicida químico (tratamento padrão)
2° - Variedade BT + Protege
3° - Variedade BT + ExpertGrow + fungicida químico
4° - Variedade BT + ExpertGrow + Protege
“Conforme vamos avançando do primeiro para o quarto tratamento, fica nítida a diferença de desenvolvimento da cultura, perceptível pela copa da cana, fechamento das ruas e maior número de entrenós. Esse fato prova que a combinação das biossoluções da Adama (ExpertGrow + Protege) proporciona uma série de benefícios para a cultura, que crescerá mais forte, sadia, vigorosa e protegida contra nematoides e as principais doenças de solo. No final, esses efeitos se traduzirão em mais produtividade, qualidade de matéria-prima e, consequentemente, mais rentabilidade."
Conheça as biossoluções da ADAMA para cana-de-açúcar
O “ExpertGrow” atua no metabolismo secundário da planta e na expressão de proteínas de resistência e crescimento, com efeito positivo na resistência a estresses abióticos, na fotossíntese, no processo de florescimento, no metabolismo energético das plantas e em sua respiração. O objetivo final é melhorar a brotação e o desenvolvimento, garantindo um canavial vigoroso e uniforme.
Já o “Protege” é um fungicida e nematicida microbiológico composto por uma combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) com diferentes modos de ação sobre os nematoides e as principais doenças de solo, protegendo a produtividade e construindo um ambiente produtivo favorável para o desenvolvimento das plantas.