Conheça os vencedores do 4º Prêmio Produtividade com Modernidade – Programa Cana IAC
11-09-2026

Vencedor nacional das quatro edições do Prêmio Produtividade com Modernidade foi diferente em cada uma das edições

O maior levantamento do Brasil para apurar a produtividade de cana, com o uso de variedades mais modernas, o Prêmio Produtividade com Modernidade do IAC, revelou os vencedores, para a safra 2025/26, no último dia 9 de setembro.

Estratificados nas principais regiões canavieiras, treze no total, os concorrentes disputam entre si levando em consideração os mesmos ambientes de produção: solo, clima, e principalmente o regime hídrico. Nesta 4ª edição, 5,3 milhões de hectares, ou seja 60% da área colhida no Brasil, 226 unidades produtoras, de 16 estados participaram da competição.

Para concorrer a unidade teria que produzir no mínimo 500 mil toneladas e possuir Índice de Liberação Varietal menor que 15 anos. Conheça os vencedores por região produtora:

* Estado de Alagoas - 15 concorrentes, a vencedora foi a Usina Porto Rico, Grupo Tenório

* Estados de Goiás e Tocantins - 20 concorrentes, a vencedora foi a Usina Nova Uniao, Grupo Denusa

* Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso - 20 concorrentes, a vencedora foi a Usina Caarapó, Grupo Raízen

* Região do Triângulo Mineiro - 21 concorrentes, a vencedora foi a Usina Uberaba, Grupo Balbo

* Estados de Minas Gerais (Região Norte e Centro-Leste), Bahia (Região Sul), Espírito Santo e Rio de Janeiro - 11 concorrentes, a vencedora foi a Usina Passos, Grupo Ipiranga

* Estado do Paraná - 14 concorrentes, a vencedora foi a Usina Jacarezinho, Grupo Maringá

* Região de Araçatuba/SP - 25 concorrentes, a vencedora foi a Usina Diana, Grupo Santa Isabel

* Região de Assis/SP - 10 concorrentes, a vencedora foi a Usina São Luiz, Grupo Quagliato

* Região de Jaú/SP - 21 concorrentes, a vencedora foi a Usina Ferrari, Grupo Ferrari

* Região de Piracicaba/SP - 15 concorrentes, a vencedora foi a Usina Santa Lúcia, Grupo Santa Lucia

* Região de Ribeirão Preto – 22 concorrentes, a vencedora foi a Usina São Martinho, Grupo São Martinho

* Região de São José do Rio Preto/SP – 21 concorrentes, a vencedora foi a Usina Potirendaba, Grupo Cofco

Completam a seleção dos melhores na produção de cana:

* Usina Cox, Grupo Cox;

* Usina Volta Grande, Grupo Delta;

* Agrícola Nova América, Grupo Nova América;

* Usina Santa Maria, Grupo J Pilon

PRÊMIO NACIONAL DE PRODUTIVIDADE – SAFRA 2025/26, considerando todas as regiões, ficou assim:

1º lugar - Usina São Luiz, Grupo Quagliato

2º lugar - Usina Nova União, Grupo Denusa

3º lugar - Usina Santa Lúcia, Grupo Santa Lucia

O vencedor nacional das quatro edições do Prêmio Produtividade com Modernidade foi diferente em cada uma das edições, no primeiro foi a Usina Denusa, no segundo a Usina Alta Mogiana, no terceiro a Usina Uberaba, e dessa vez a Usina São Luiz. Segundo Marcos Landell, diretor do IAC, isso mostra que a unidades produtoras estão empenhadas em aumentar a produção investindo em novas variedades e outras tecnologias, sem esquecer do manejo.

Sobre o Indice IAC de Produtividade com Modernidade

O Índice IAC de Produtividade (IPM) é obtido através da equação: IPM = TAH5 – 0,20 x ILV.  O TAH5 (toneladas de ATR por hectare) é dado pela média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora, para que se isole o efeito do estágio médio de corte. Já o ILV (Índice de Liberação Varietal) revela a idade média das variedades utilizadas.