Conteúdo do Muda Cana ajudará produtor a superar déficit de gestão
27-07-2018

A Totvs abordará, por exemplo, neste programa da Orplana o conceito de Agricultura 4.0, que está relacionado à revolução tecnológica no campo a partir da digitalização e integração dos processos

Diversos segmentos da agroindústria, incluindo unidades sucroenergéticas e produtores de cana, apresentam déficit de gestão em suas atividades. A melhor maneira de enfrentar essa situação é por meio da capacitação, afirma Fábio Girardi, que é diretor do segmento de Agroindústria da Totvs, uma das parceiras do Muda Cana, programa da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana).

Segundo ele, existem vários produtores com elevado nível de profissionalização. Outros, porém, não tiveram a mesma oportunidade. O Muda Cana é uma iniciativa importante da Orplana para a capacitação de seus associados – enfatiza.

Com o objetivo de dar suporte para que a atividade do produtor se torne cada vez mais lucrativa, competitiva e sustentável, o Muda Cana tem como alicerce o tripé “gestão do negócio, matriz de risco, produtividade e sustentabilidade”. Esse programa de capacitação contínua fará a difusão de informação e conhecimento por meio de uma plataforma de Ensino a Distância (EAD) e de um trabalho de extensão no campo.

Como fornecedora de serviços e de softwares de gestão, a Totvs defende a necessidade e importância do processo de profissionalização dos diversos segmentos que integram o setor produtivo. A iniciativa da Orplana vai ao encontro da atuação da Totvs voltada à melhoria da gestão a partir da utilização de recursos disponibilizados pela Tecnologia da Informação (TI) – observa.

A participação da empresa no Muda Cana ocorrerá por meio da difusão de informações e conteúdos voltados à capacitação do produtor. “A ideia é compartilhar nossa economia do conhecimento e experiência adquirida com a atuação nesse segmento”, diz Fábio Girardi, que trabalha há mais de 26 anos no setor de desenvolvimento de softwares para agronegócios.

A Totvs disponibilizará, para o programa da Orplana, conteúdo digital, o que poderá incluir videoaulas, palestras, artigo técnico, boletim técnico e a apresentação de casos de sucesso.

O Muda Cana é uma oportunidade para que todos os parceiros da Orplana compartilhem experiências e conhecimento em suas áreas de atuação – constata – voltados à melhoria da gestão e aumento da produtividade do fornecedor de cana. No caso da Totvs, haverá a apresentação de recursos disponibilizados na área de TI.
Em relação às atividades do produtor de cana, a atuação da Totvs no mercado está direcionada a questões relacionadas ao planejamento agrícola, plantio, tratos culturais, manejo de pragas, colheita, manutenção de frota até a entrega da matéria-prima na usina. A empresa está presente em mais de 60% da produção de cana do país.

De maneira geral, as ferramentas da Totvs possibilitam o planejamento operacional e agronômico da terra e vegetação, oferecendo também condições para o controle dos dados de todas as etapas do processo de produção, entre os quais, os recursos consumidos em determinada quantidade de horas e hectares trabalhados.

A empresa deverá abordar ainda no Muda Cana a Agricultura 4.0 – que vem do termo Indústria 4.0 –, informa Fábio Girardi. Esse conceito está relacionado à revolução tecnológica no campo a partir da digitalização e integração dos processos. A Totvs já acompanha as evoluções na área agrícola – segundo a própria empresa –, trazendo inovações e integrando tecnologias que facilitam as tomadas de decisões.

A participação da Totvs – e de outros parceiros da Orplana – no Muda Cana corroboram com o tema “O futuro do produtor de cana”, que está norteando as ações e programas da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil.

Especialistas de empresas e instituições que integram a cadeia produtiva da cana – que foram contatados pela Orplana – apresentarão, de maneira detalhada, conteúdos voltados à melhoria da eficiência nos processos de gestão e de produção canavieira. Com plataforma digital e trabalho de extensão rural, o Muda Cana possibilitará que todos os produtores interessados se inscrevam no programa. Para isto, é preciso apenas estar vinculado a uma das 32 associações filiadas à Orplana.