Contribuições do Seminário CanaMS impulsionam o setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul
18-03-2024

Evento reuniu interessados no setor sucroenergético estadual. Foto: Debora Bastos de Oliveira
Evento reuniu interessados no setor sucroenergético estadual. Foto: Debora Bastos de Oliveira

Evento reuniu mais de 140 participantes e destacou recordes na produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Estado

Na última quinta-feira, 13 de março, o auditório da Embrapa Agropecuária Oeste foi palco do sucesso da primeira edição do 9º Seminário CanaMS. Com o tema central voltado ao trato cultural de soqueiras, o evento reuniu mais de 140 pessoas em um ambiente de interação e oportunidades de inovação.

Os números impressionantes da Safra de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul são um reflexo do sucesso dos Seminários. Segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), o Estado atingiu um recorde histórico, superando 50,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, além de produzir 2,1 milhões de toneladas de açúcar e 3,7 bilhões de litros de etanol. Esses resultados posicionaram Mato Grosso do Sul como o 4º maior produtor nacional de cana-de-açúcar, etanol e açúcar.

Para o Diretor Executivo da Biosul, Érico Paredes, o evento demonstra o ambiente institucional favorável do estado, reunindo diversos setores em busca de oportunidades de crescimento e colaboração. Ele destacou que "poucos Estados brasileiros têm a oportunidade de ter um ambiente institucional igual ao de Mato Grosso do Sul".

A parceria entre Embrapa, Biosul, Sulcanas e TCH Agrícola foi essencial para o sucesso do evento, como ressaltou o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira que em sua fala disse “são parcerias como essas e a confiança dos patrocinadores do CanaMS que nos oportunizam momentos de conhecimento. Esse é o ponto de encontro do setor sucroenergético do MS".

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e coordenador do CanaMS, Cesar José da Silva, compartilhou as novidades, expectativas e avanços que marcam esta 1ª edição do ciclo de seminários. O diretor da TCH Consultoria em Gestão Agrícola,José Trevelin Júnior enfatizou que o evento proporciona um panorama abrangente das tendências, desafios e oportunidades do setor sucroalcooleiro estadual, evidenciando a importância do compartilhamento de conhecimento e experiências para o desenvolvimento contínuo da indústria.

Palestras - A programação do evento contou com a palestra sobre “Manejo integrado e inteligente de plantas daninhas: controle de seletividade”, proferida pelo consultor da BSS, Carlos Roberto Machado Júnior. O tema “Nanofertilizantes: inovação no manejo nutricional de plantas e qualidade do solo” também foi abordado, por meio da apresentação feita pela diretora técnica da Polli Fertilizantes Especiais, Thais Ramari. O especialista em fisiologia e nutrição vegetal da Kracht, Israel Lyra, apresentou algumas soluções encontradas pela empresa e que podem otimizar a produtividade do canavial em condições adversas, especialmente em relação aos solos arenosos. 

Já Renato Ducatti Delarco, experiente Produtor Rural, apresentou o tema "Preparo localizado de cana-de-açúcar como manejo alternativo em tratos culturais de cana-de-açúcar". Danilo de Souza Fiorelli, gerente agrícola da fazenda São José, trouxe informações em palestra intitulada “Tonelada Colmos por Hectares - TCH 100 e 7 cortes". A fitopatologista da Croppen, Fernanda Dias Pereira, abordou o tema "Novas abordagens no manejo da estria vermelha da cana-de-açúcar".

Saiba Mais - O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e da TCH Gestão Agrícola, conta com o apoio da Biosul e Sulcanas e patrocínio da Agro-X, Euroforte, Kracht, UnionAgro, Bayer, Biotrop, Ubyfol, Polli, FlorindoAgro, Microgeo, Hinove e Nitro.

O evento pode ser assistido pela internet no Canal do YouTube da Embrapa. No podcast Agrociência você também pode conferir algumas entrevistas com mais detalhes dos assuntos abordados no evento.

Christiane Congro Comas (MTb: 825/9 (SC))
Embrapa Agropecuária Oeste