Controle preventivo da Ferrugem alaranjada na Usina Estiva
04-12-2015
A Ferrugem alaranjada se desenvolve no final do ciclo da cultura, favorecida por verões úmidos com temperaturas amenas (21°) após um período de molhamento foliar acima de 12 horas. As regiões central e leste do Estado de São Paulo são as mais favoráveis para o desenvolvimento da doença, seguidas da região do Oeste Paulista, que apresenta condições climáticas menos adequadas.
E esse, aliás, foi um dos motivos que fizeram com que a Usina São José da Estiva, de Novo Horizonte, SP, não tivesse registrado, até o ano passado, grandes casos de Ferrugem alaranjada. O gerente agrícola da Unidade, Júlio Vieira de Araújo, conta que em 2013 alguns canaviais da empresa foram mais comprometidos com a doença, porém, devido ao bom uso de fungicidas, as produtividades não foram severamente impactadas.
Foram duas as variedades da Empresa que tiveram maiores problemas com a doença. A SP 81-3250, que corresponde a 3% da área, e a CTC 15, encontrada em 15% dos canaviais. “Não temos a intenção de eliminar a CTC 15 de nosso plantel, pois é ela é um material rústico e muito produtivo. Por isso, temos trabalhado fortemente no controle preventivo, para não deixar a doença entrar. Até o momento, os resultados têm sido muito animadores”, afirma Araújo.
O gerente explica que, para esse monitoramento, a Usina conta com uma equipe técnica bem treinada que faz avaliação das áreas com potencial risco de surgimento da Ferrugem a cada 15 dias, com especial atenção durante os meses de novembro a fevereiro. “Caso sejam encontrados vestígios da doença, procuramos, imediatamente, entrar com a aplicação de fungicidas para não perder o timing. Após esse processo, é realizada, ainda, uma vistoria nessas áreas, para verificar a necessidade de uma segunda aplicação”, finaliza.
Veja matéria completa na editoria Insectshow na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

