COP-30 é uma rara oportunidade para o Brasil se mostrar à frente da transição energética global
12-09-2025

Para isso, País tem como trunfo a recente adoção do E30, analisa José Serra

Daqui a dois meses, acontece em Belém (PA) a COP-30, que será, na visão do economista, professor e político brasileiro José Serra, mais do que um marco ambiental para o Brasil.

“Trata-se de uma rara oportunidade geopolítica: apresentar ao mundo uma matriz de transporte já amplamente descarbonizada e com potencial para liderar a transição energética. Hora de estufar o peito frente a diversos que falam demais e fazem de menos”, escreveu Serra em sua coluna do Estadão, publicada nesta quinta-feira (11).

Para o ex-ministro das Relações Exteriores, da Saúde e do Planejamento, a recente adoção do E30, num país onde a descontinuidade de políticas públicas é uma marca registrada, reforça o protagonismo do Brasil na transição energética.

“A base agroindustrial consolidada em torno da cana-de-açúcar, com capacidade de liderar a próxima fase da economia verde, foi construída por décadas de políticas públicas consistentes, como o Proálcool, os incentivos aos carros flex e o RenovaBio”, relembrou Serra.

Recomendamos a leitura completa  clicando aqui.

Fonte: DATAGRO