COP30 começa em Belém com foco em transição energética e proteção das florestas tropicais
10-11-2025

Lideres posam para a foto de familia durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP 30. Foto de Hermes Caruzo/COP30
Lideres posam para a foto de familia durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP 30. Foto de Hermes Caruzo/COP30

Conferência reúne representantes de 170 países para acelerar ações climáticas e reforça protagonismo do Brasil como país-sede.

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) tem início nesta segunda-feira (10) em Belém do Pará e seguirá até o dia 21 de novembro. O evento reúne chefes de Estado, cientistas, empresários, representantes da ONU e da sociedade civil de cerca de 170 países, com o objetivo de acelerar medidas globais para limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C, em linha com as metas do Acordo de Paris.

Como país-sede, o Brasil busca reafirmar seu papel de liderança nas negociações climáticas, destacando avanços em energia limpa, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de propor mecanismos de financiamento e cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.

Na sexta-feira (7), foi encerrada a Cúpula dos Líderes, evento preparatório que antecede a conferência e serviu para nortear as discussões políticas e definir prioridades da COP30. As pautas centrais incluíram a aceleração da transição energética, a ampliação do financiamento climático e a proteção das florestas tropicais, com destaque para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (Tropical Forests Forever Fund – TFFF).

O fundo, lançado durante a cúpula, já reúne US$ 5,5 bilhões em compromissos iniciais, com apoio de países como Alemanha e Noruega, mas ainda está longe da meta projetada de US$ 25 bilhões, que não tem prazo definido para ser alcançada.

Fonte: DATAGRO