Coplana lançará, em 2020, o programa “Mais Amendoim”
26-11-2019

Lavoura de amendoim em área de renovação de canavial. Com o Mais Amendoim, produtividade vai aumentar
Lavoura de amendoim em área de renovação de canavial. Com o Mais Amendoim, produtividade vai aumentar

O foco é oferecer aos cooperados ferramentas para produzirem mais na mesma área

Com o início da estação das águas, no nordeste paulista, o amendoim já cobre grande parte das áreas de renovação de canaviais. Essa oleaginosa é uma das opções preferidas do produtor na operação de rotação de cultura com a cana, pois proporciona ganhos agronômicos – promove a correção e incremento da fertilidade do solo, por meio da fixação biológica de nitrogênio; redução da infestação das principais pragas e doenças da cana; utilização de herbicidas de diferentes mecanismos de ação em relação aos utilizados na cana visando o controle de plantas daninhas e a redução da população de nematoides, já que o amendoim não é hospedeiro do mesmo, são apenas algumas das vantagens. Resultado: após a rotação, o ciclo da cana será mais produtivo, devido a todos os benefícios agronômicos.

Mas o amendoim não é bom apenas para o solo, é para ao bolso também. Além da receita extra no final do mês com a venda do amendoim, o produtor ainda amortizará os custos do plantio da cana naquela área. Os benefícios agronômicos, mesmo importantes, acabam sendo intangíveis para alguns produtores, que não enxergam o retorno no bolso diretamente. Já a renda líquida gerada - em torno R$ 1.652,00/ha, podendo chegar a R$ 1.980,00/ha - acaba sendo o fator decisivo na hora de optar pela rotação.

Colheita de amendoim: produtor mais tecnificado

A maior parte dos amendoinzais nacionais está localizada no Estado de São Paulo, detentor de 90,5% da produção nacional. Os principais polos de cultivo são as regiões da Alta Mogiana (Ribeirão Preto, Dumont, Jaboticabal e Sertãozinho) e Alta Paulista (Tupã e Marília). Em sua maioria, são produtores canavieiros que cultivam o amendoim em rotação com a cana-de-açúcar. Estimativas apontam que 90% do cultivo dessa leguminosa esteja nas mãos dos canavicultores.

 

Unidade de grãos da Coplana em Jaboticabal, SP: capacidade de armazenamento de 42 mil toneladas de amendoim

No Brasil, dos anos 2000 para cá, a cultura do amendoim apresentou um aumento de produtividade de 40%. O crescimento é fruto do uso de sementes com sanidade, melhoria no preparo de solo, no manejo da cultura e na tecnificação dos produtores, que realizam a semeadura com tratores e máquinas próprios dotados da mais alta tecnologia, como piloto automático e dosadores de sementes.

Mesmo com esse grande aumento de produtividade, a Coplana, Cooperativa Agroindustrial, acredita que o amendoim pode mais. Por isso, vai lançar em 2020, o Programa “Mais Amendoim”. O presidente da Coplana, José Antônio Rossato Junior, adianta que o foco será oferecer ferramentas para que o cooperado produza mais amendoim na mesma área. A Coplana é a maior produtora de amendoim do Brasil, com cerca de 200 produtores que cultivam o grão nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins, em aproximadamente 22.800 hectares.

Rossato: “Mais Amendoim oferecerá ferramentas para o produtor produzir mais na mesma área”

O “Mais Amendoim” seguirá o modelo de outro programa focado em produtividade desenvolvido pela Coplana, o “Mais Cana, Mais Produtividade para o Canavial”, iniciado em março de 2015 com o objetivo de promover a sustentabilidade da lavoura canavieira. “O Mais Cana tem apresentado excelentes resultados e vamos replicá-lo para a o amendoim. Sabemos que essa cultura tem grande potencial a ser explorado. Ao produzir mais na mesma área, a produção crescerá verticalmente e o produtor poderá reduzir a atual necessidade de buscas novas áreas de plantio”, observa Rossato.

CADASTRE-SE PARA RECEBER GRÁTIS O CLIPPING DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA CANAONLINE - HTTP://WWW.CANAONLINE.COM.BR/