Coreana anuncia o primeiro híbrido flex importado
01-09-2023
A Kia se prepara para começar a vender no Brasil um carro com motor 1.0 híbrido flex importado. A marca coreana torna-se, assim, a primeira a anunciar planos de ter um modelo importado híbrido que poderá ser abastecido com etanol. É também a primeira a revelar que desenvolve esse tipo de veículo fora do Brasil.
Hoje, os híbridos flex (que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol) disponíveis no Brasil são produzidos localmente, pela Toyota e pela CAOA Chery.
A Kia pretende começar a vender seu híbrido flex em 2025, segundo disse ontem o presidente da Kia no Brasil, José Luíz Gandini, durante evento em comemoração dos 30 anos da marca no país.
Como as montadoras de outros países, na Coreia, a Kia investe pesado nos carros 100% elétricos. O desenvolvimento de um híbrido que aceita etanol a ajudará a manter vendas nos países emergentes que buscam em biocombustíveis alternativas à eletrificação, como é o caso do Brasil. A Índia também tem planos de intensificar o uso do etanol em sua frota por meio de parcerias com o Brasil.
Desenvolver carro híbrido a etanol permite à Kia manter vendas em regiões que apostam nos biocombustíveis
O carro híbrido funciona com dois motores -- um elétrico e outro a combustão -, que se alternam dependendo do uso. O motor a combustão também ajuda a carregar o elétrico. Já o automóvel 100% elétrico precisa de tomada para o carregamento das baterias.
A Toyota do Brasil foi a primeira a lançar um híbrido que pode ser abastecido com etanol. A tecnologia foi desenvolvida por meio da parceria entre as equipes de engenharia da montadora no Brasil e no Japão.
A Kia também se prepara para vender carros 100% elétricos no Brasil. Segundo Gandini, já estão em navio a caminho do país, para serem homologados, o modelo EV9, utilitário esportivo de grande porte, e uma versão totalmente elétrica do utilitário esportivo compacto Niro, vendido hoje no Brasil na versão híbrida.
Fonte: Valor Econômico

