Corteva Agriscience contrata dez jovens após ação afirmativa em parceria com o Espro
14-09-2023
Primeira edição de curso gratuito, voltado a capacitar meninas negras em situação de vulnerabilidade, resulta em 40% de efetivações
A Corteva Agriscience, multinacional americana que atua nos segmentos de sementes e proteção de cultivos, realizou em julho a contratação de dez jovens negras como aprendizes. Elas se formaram na primeira edição do Projeto Corteva, um curso de capacitação profissional gratuito e com certificação feito em parceria com o Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada em inserir no mundo do trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Realizado entre maio e junho, o curso contou com 30 vagas, todas destinadas a jovens negras com idades entre 14 e 21 anos, cursando ou com ensino médio completo e residentes em Barueri (SP) e região (Itapevi, Carapicuíba, Osasco e Santana de Parnaíba). Da turma, 24 alunas concluíram o curso e, destas, dez foram aprovadas no processo seletivo para trabalhar na empresa.
As jovens desenvolveram competências, habilidades e atitudes demandadas pelo mundo do trabalho. Também tiveram a oportunidade de participar de treinamentos e palestras na sede da Corteva, em Barueri, conduzidos por funcionários da empresa, que atuaram como voluntários.
"A Corteva tem muito orgulho em ter apoiado o projeto, que está alinhado com as nossas ações de Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E). Entendemos temos um papel importante na comunidade e, com as contratações, reforçamos o nosso compromisso em promover ações intencionais. Estamos muito felizes em ter 10 jovens trabalhando em diferentes áreas de nossa empresa e saber que podemos fazer diferença na vida delas. Além disso, a contribuição e o engajamento de nossos funcionários, que foram voluntários nesse projeto, é o que faz termos um ambiente cada vez mais criativo e respeitoso", comenta Claudia Pohlmann, diretora de Recursos Humanos da Corteva Agriscience na América Latina.
Formação para o Mundo do Trabalho
Para a realização do programa de impacto social, a Corteva selecionou, no portfólio do Espro, duas soluções: o curso Formação para o Mundo do Trabalho (FMT). A jornada é oferecida de forma gratuita e, além de competências técnicas e comportamentais, aborda aspectos como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito. As participantes tiveram acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.
"Ações como as da Corteva são a prova fundamentada que é possível impactar proativamente a agenda ESG, trazendo grandes resultados para a empresa. Iniciativas como essas aceleram a inclusão social, diminuem as desigualdades e tornam as empresas mais diversas e conectadas com o cenário contemporâneo.", afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
Oficina Novo Ciclo
A outra solução escolhida foi a Oficina Novo Ciclo que trata sobre pobreza menstrual. As jovens receberam informações acerca da saúde íntima, cuidado e sustentabilidade. Também foram abordados conceitos considerados tabus: menstruação, higiene íntima, identidade e expressão de gênero, orientação sexual e sexo biológico.
Ao finalizar a oficina, foi disponibilizado um formulário para as jovens que menstruam para manifestarem interesse em receber os coletores menstruais de forma gratuita. No total, 20 coletores foram entregues.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).
Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem-posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em nosso site.
Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.
2PRÓ Comunicação
Corteva
InPress Porter Novelli

