Crotalária pode garantir ganhos de produtividade de 15 a 20 toneladas de colmos de cana por hectare
25-08-2020

A dobradinha Cana-Crotalária faz o maior sucesso. Crédito foto: Luciana Paiva
A dobradinha Cana-Crotalária faz o maior sucesso. Crédito foto: Luciana Paiva

Podendo ser utilizada em sistemas de produção, como rotação de culturas e Meiosi, a crotalária é apontada como o adubo verde  que oferece maior ganho de produtividade aos canaviais

O plantio sucessivo de uma única cultura ano após ano tende a provocar degradação física, química e biológica no solo, que acabará impactando negativamente na produtividade da lavoura, além de proporcionar condições mais favoráveis para o desenvolvimento de doenças, pragas e plantas daninhas.  Por isso, usar e abusar dos nutrientes de um solo sem que haja uma recuperação do mesmo de tempos em tempos é uma prática que não deve ser adotada.

Felizmente, o setor agro nacional já entendeu a importância de um correto manejo da fertilidade do solo e a rotação de culturas é uma prática já consolidada em, praticamente, todas as cadeias produtivas, entre elas, a da cana-de-açúcar.

Essa prática consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais numa mesma área agrícola. Por exemplo, antes de entrar com a cana, é recomendável desenvolver um trabalho com outros cultivos, visando restabelecer condições favoráveis ao ambiente de produção, compatíveis com produtividade e sustentabilidade.

É muito comum no setor sucroenergético a rotação com amendoim ou soja. Entretanto, a adubação verde vem ganhando cada vez mais espaço como uma dobradinha perfeita com a cana-de-açúcar, principalmente naquelas áreas mais problemáticas, com menor fertilidade, mais arenosas e com declividades e nematoides. Além disso, ela também tem sido a saída para a recuperação de áreas de expansão com pastos degradáveis.

Meiosi com crotalária oferece mais nutrientes ao solo

Crotalária é ótima alternativa para aumentar a produção da cana

A adubação verde pode ser definida como a utilização de espécies vegetais com a finalidade de melhorar a qualidade física, química e microbiológica do solo. Tal adubação consiste no cultivo de plantas de cobertura, sendo incorporadas ou não, utilizadas na forma de pré-plantio, consórcio ou pós-plantio de culturas anuais ou perenes. São várias as espécies consideradas como adubos verdes, entre elas estão as Crotalárias, Lablab, Feijão-guandu, Feijão-de-porco, Mucuna, Nabo-forrageiro e Ervilhaca.

Dentre as características apontadas por pesquisadores como desejáveis para uma planta que virá a ser utilizada como adubo verde estão: possibilidade de mecanizar a cultura, do plantio à colheita de sementes; não ter sementes dormentes; possuir sistema radicular vigoroso e profundo; fixar nitrogênio do ar atmosférico; ter sementes de fácil obtenção; ter crescimento rápido para controlar plantas daninhas; além de possuir mecanismos, ou sintetizar compostos, que auxiliem no controle de pragas.

No setor canavieiro, as Crotalárias são as preferidas dos produtores e usinas, em decorrência de seu poder de fixação de nitrogênio no solo e alta produção de fitomassa, podendo proporcionar prolongada cobertura do terreno, melhorando sua fertilidade. Além disso, elas apresentam rápida cobertura do solo, inibindo plantas invasoras e perda de terra pela erosão. Com tantos benefícios, existem até mesmo unidades que as cultivam, não apenas por um, mas por dois anos antes de voltar a plantar cana naquela área, que poderá registrar ganhos de produtividade de 15 a 20 toneladas de colmos por hectare.

Manejo mecânico da crotalária

As Crotalárias se destacam por produzir grande quantidade de biomassa, além de contar com raízes pivotantes, ou seja, um sistema de raízes formado por uma raiz central que penetra verticalmente no solo, da qual partem raízes laterais que também são ramificadas, o que favorece a absorção de nutrientes presentes em camadas mais profundas do terreno.

Outro benefício é a já comentada capacidade de fixação de nitrogênio no solo, que poderá chegar a até 300 quilos por hectare anualmente em algumas espécies, sendo utilizado em sua plenitude pela cultura que for plantada na sequência.

 Com a melhoria da fertilidade do solo, o uso de nutrientes químicos industrializados pode ser, preliminarmente, dispensado, já que esses produtos, na maioria das vezes, apenas adubam a planta em si, deixando o solo desprotegido.

Fonte: CanaOnline