CTC conquista selo de excelência para biotecnologia da cana
11-03-2021
Certificação é a primeira concedida à empresa brasileira para o ciclo completo de uma cultura e mostra as boas práticas de todo o processo de produção
O Centro de Tecnologia Canavieira – CTC acaba de conquistar o selo ETS (Excellence Trough Stewardship) concedido a empresas que oferecem as melhores práticas em biotecnologia agrícola, sendo a primeira empresa brasileira a receber a certificação para o ciclo completo de uma cultura.
O certificado, fornecido por auditores independentes, atesta a alta qualidade de todo o processo do desenvolvimento dos produtos de biotecnologia e abrange o ciclo completo de vida da cana-de-açúcar GM – desde a descoberta do gene no laboratório, produção de mudas, comercialização, manejo do canavial à moagem.
Para receber este certificado, a empresa passou por uma ampla auditoria durante o período de agosto de 2019 a dezembro de 2020 em unidades no Brasil e nos EUA (CTC Genomics em Saint Louis).
"Segurança, gestão de qualidade, rastreabilidade, todo o processo é avaliado", diz Silvia Yokoyama, diretora de Assuntos Regulatórios e Governamentais do CTC. "Stewardship pode ser traduzido como gestão responsável. Mas também como guardião da tecnologia. O nível de reconhecimento deste certificado é muito importante, inclusive para nos credenciar para o desenvolvimento de novas tecnologias e descobertas científicas", diz Silvia.
Sobre o CTC
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e tem um banco de germoplasma com mais de 4 mil variedades.
Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos para atender todas as necessidades no processo de desenvolvimento de variedades elites de cana-de-açúcar.
Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o atendimento das demandas e necessidades de clientes em diversos ambientes no Brasil.
Bruno Blecher | Agência Fato Relevante
Alessandra Carvalho | Agência Fato Relevante

