Compartilhe:

Cucaú substitui adubação convencional por vinhaça enriquecida e tem ganho de 18 sacas de açúcar/h

Durante a visita do Tour da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro, visitamos a biofábrica da Usina Cucaú, localizada em Rio Formoso – PE. Leonam Silva, responsável pelo departamento Técnico de Pesquisa, explica que nessa estação de enriquecimento de vinhaça é realizada a adição de micronutrientes e de uma fonte de nitrogênio para a correção aos níveis adequados da cultura.

“Há três anos, o Doutor Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do grupo, fez o investimento nas três unidades. E a diretoria agrícola, representada por doutor Barros, ajudou na implantação dessas biofábricas. Na Cucaú, conseguimos substituir totalmente a adubação de socaria. Temos um potencial máximo de aplicação de 5 mil hectares, que são as nossas áreas planas. É onde o aplicador de vinhaça consegue fazer a operação localizada na linha da cana”, conta.

Segundo Leonam, com a aplicação localizada da vinhaça enriquecida houve um ganho médio de 18 sacas de açúcar por hectare a mais quando comparada com a adubação convencional. “Isso ocorre em função do fornecimento de vinhaça, matéria orgânica e o blend que realizamos nessa vinhaça, uma fonte de nitrogênio e micronutrientes. E na hora da aplicação no campo, complementamos com micro-organismos promotores de crescimento. Uma bactéria fixadora de nitrogênio e uma bactéria biodisponibilizadora de fósforo.”

A vinhaça já era aplicada nos entornos da usina, mas em uma área restrita por questão de logística, distribuída via canais e aplicada por meio de aspersão. “Com o advento da vinhaça localizada, conseguimos levá-la para áreas mais distantes, de alto potencial. As biofábricas foram implantadas no início da guerra entre Rússia e Ucrânia, quando o preço dos fertilizantes disparou. Em um ano se pagou, resultando em ganho de produtividade, de incremento de açúcar por hectare e ainda descarboniza da operação.