“Cuidar de seu canavial é melhor negócio do que arrendar as terras para a usina”, diz Maria Christina Pacheco
14-03-2022
Produtora e dirigente canavieira, Maria Christina quer conscientizar produtores de cana de “mamando a caducando” que a atividade canavieira é rentável
A produtora rural Maria Christina Pacheco é um dos ícones do setor sucroenergético, ocupa as funções de Presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari (ASSOCAP), Membro do Conselho Deliberativo da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) e Membro do Consecana, representado Produtores de Cana.
Maria Christina participou do painel “AS MULHERES NA CADEIA SUCROENERGÉTICA” que integrou o Encontro Cana Substantivo Feminino On-line, realizado em 10 de março. Em uma de suas falas, a Presidente da Assocap salientou que um dos objetivos da Associação é despertar a atenção das novas gerações para a atividade canavieira e, assim, reter e atrair as pessoas para o campo.
Contou que estão iniciando um grupo denominado “Novas Gerações”, destinado aos filhos e netos dos associados. “Muitos não têm noção da importância do setor e da valiosa participação do fornecedor de cana nessa cadeia. E que é um negócio muito interessante, muitas vezes mais rentável do que o emprego que têm na cidade”, ressaltou.
Mas a intenção de Maria Christina é disseminar este conceito não só para os jovens, mas para os associados de todas as idades. “Conscientizar de ‘mamando a caducando’. Quero mostrar para as viúvas que elas podem cuidar da sua atividade. Que é melhor negócio cultivar a cana do que arrendar as terras para a usina. E que elas têm o apoio da Associação e de outras mulheres para realizar essa missão.”
ASSISTA O ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO ON-LINE: