Daniele Araújo realizou o sonho de trabalhar na Usina Cucaú e se tornou uma “Guardiã da Natureza”
O pai de Daniele Araújo trabalhou por 29 anos na Usina Cucaú, localizada em Rio Formoso, em Pernambuco, era soldador. Sua mãe trabalha na Cucaú e a família sempre morou na vila da usina. Daniele cresceu desejando trabalhar ali também, e foi atrás de realizar seu sonho.
E conquistou. Trabalha há 22 anos na empresa. Primeiro fez o curso de técnico agrícola e começou como estagiária. Depois se formou em Biologia e há seis anos em Engenheira Ambiental. Foi crescendo profissionalmente e hoje é a Gestora Ambiental da Usina Cucaú.
Convive em uma área fantástica de mata Atlântica, o Centro Ambiental da Usina Cucaú, onde está o viveiro de produção de mudas, com capacidade de produção 100 mil mudas por ano. “Hoje, temos aqui 32 mil mudas prontas para o plantio. Dessas, 22 mil serão encaminhadas para o plantio de matas ciliares e para recomposição de matas ou áreas degradadas. Temos 70 espécies diferentes. Nenhuma delas foi comprada. Todas são das nossas áreas remanescentes”, diz orgulhosa. Dos 35 mil hectares da Usina Cucaú, mais de 6 mil são de mata preservada. Conta também com a maior RPPN do estado de Pernambuco, com um pouco mais de 907 hectares. Parte das mudas produzidas são doadas para prefeituras, ongs e escolas.
O espaço também atua como um centro de atividades de educação ambiental. Uma dessas atividades é o projeto “Guardiões da Natureza”, que envolve colaboradores da usina, comunidade e escolas. Os guardiões da natureza são representados por funcionários, pela comunidade e pelas escolas. Esses guardiões visitam o centro ambiental, o viveiro, aprendem a produzir a muda, participam do plantio nas áreas de reflorestamento.
Mas esta é só uma das atividades do Centro Ambiental da Usina Cucaú. Confira o vídeo com Daniele que se define como mãe de três crianças, mãe de árvores e muito feliz com o que faz.

