Déficit Hídrico prejudica a produtividade da cana-de-açúcar na safra 24/25 na região de Araraquara
30-07-2024

O Ano de 2024 está marcado por um cenário desafiador para a produção de cana -de-açúcar, destaco a região de Araraquara, os meses iniciais do ano apresentam índice pluviométrico muito abaixo do esperado, evidenciando um déficit preocupante, impactando no desenvolvimento do canavial.

*Diego Augusto

Áreas de produção de cana na região de Araraquara, já acumulam um déficit hídrico de 479 mm, comparado com os mesmos meses de 2023. O ano de 2023 choveu um acumulado de janeiro a junho 922 mm, os mesmos meses comparado 2024  , choveu acumulado 443 mm, ou seja 48% abaixo do volume milímetros de um ano para o outro isso é o resultado de quebras no TCH, destaco que um uma propriedade que presto consultoria na região de Boa Esperança do Sul / SP,  a cana colhida no mês de junho teve uma quebra de 12% no TCH, relacionado a safra 23/24, todo esse processo que estamos enfrentando devido ao déficit hídrico nos canaviais do centro - sul do país.

A safra canavieira 2024/25, serve como um verdadeiro teste de resiliência, diante de todo cenário climático e desafiador, marcado por uma estiagem significativa e com previsões abaixo da média, os desafios são inúmeros, no entanto a capacidade de adaptação e a busca de estratégia e soluções que podem fazer a diferença no processo no campo. As previsões climáticas para os próximos 90 dias apontam uma precipitação pluviométrica abaixo da média, o que aumenta a quebra na produtividade do TCH.

*Diego Augusto - Engenheiro Agrônomo - Especialista em Cana-de-açúcar