Descarbonização é tema de palestra no Rotary Club de JP
28-04-2025
Em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o Rotary Club de João Pessoa promoveu, na noite da última quinta-feira (24), uma reunião interclubes com o tema “Descarbonização”.
Por Kiara Duarte
O evento contou com a participação dos Rotary Clubs de João Pessoa, Tambaú e Manaíra, e teve como palestrante o químico Anderson Luiz Pereira da Silva, da Usina Monte Alegre, que é associada ao Sindalcool-PB. A mediação ficou por conta da química Dione Xavier de Freitas, do Rotary Club de João Pessoa Sul.
Palestrante Anderson (à esq.) na mesa diretora com membros do Rotary
Durante a palestra, Anderson explicou o conceito e os objetivos da descarbonização, destacando a importância da transição para fontes de energia mais limpas. Ele apresentou dados sobre a matriz energética brasileira, ressaltando que a biomassa — como a produzida pelas usinas de cana-de-açúcar — representa cerca de 17% da energia elétrica do país.
O palestrante também destacou o papel do etanol na redução das emissões de gases do efeito estufa. O Sindalcool-PB destaca que, ao substituir a gasolina, o biocombustível pode reduzir em até 90% a emissão de CO₂.
Marcelo Martins (Sindalcool-PB), Dione Xavier, Breno Pereira, Anderson Luiz e Kiara Duarte (Sindalcool-PB) em palestra no Rotary Club João Pessoa
Anderson ainda comentou os desafios relacionados aos veículos elétricos, especialmente quanto à sustentabilidade das baterias utilizadas.
A equipe do Sindalcool-PB, representada pelo economista Marcelo Martins e pela jornalista Kiara Duarte, esteve presente para prestigiar o evento. O sindicato apoia iniciativas que promovam a descarbonização e reforça constantemente a importância do etanol como solução mais rápida e viável para a descarbonização do setor automotivo.
A reunião foi encerrada pelo presidente do Rotary Club de João Pessoa, Breno Bandeira, e contou com um momento de interação para perguntas e esclarecimento de dúvidas. O encontro reforçou o compromisso do Rotary com temas relevantes para a sociedade e com a promoção do conhecimento científico.
Fonte: Sindalcool

