Desenleiramento facilita brotação da cana em períodos com baixas temperaturas
16-08-2021

Além de minimizar os efeitos adversos causados pelo frio e por geadas, operação diminui o risco de infestação por cigarrinha-das-raízes, Sphenophorus e outras pragas

Renato Anselmi

A operação de afastamento da palha da linha de cana – conhecida como desenleiramento – é um recurso importante para facilitar a brotação da cana, principalmente no período mais seco e frio do ano. Os benefícios dessa medida para o desenvolvimento da planta são ainda maiores em regiões que registram temperaturas mais baixas, como o Sul do Mato Grosso do Sul; áreas de cana do Paraná; e a região de Piracicaba e o Sul do Estado, em São Paulo.

O desenleiramento é também um aliado de variedades que apresentam maior dificuldade para a brotação em condições climáticas adversas. A retirada da palha da linha da cana contribui ainda para a diminuição dos danos causados para a planta pelas geadas mais leves – observa o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

As vantagens da remoção da palha não se restringem ao manejo da soqueira em períodos com baixas temperaturas. O desenleiramento diminui o risco de infestação por cigarrinha-das-raízes, Sphenophorus levis e outras pragas. Sem palha e com luminosidade na linha da cana, a cigarrinha não tem condições favoráveis para a sua proliferação – explica Auro Pardinho.   

A retirada da palha da linha é recomendada também em áreas onde ocorre a adubação em superfície. A operação evita que parte do fertilizante aplicado fique retido na biomassa da cana. Seja qual for a situação, a palha removida da linha da cana é adicionada ao volume de biomassa depositada na entrelinha

Para que os resultados do desenleiramento sejam bem-sucedidos, o produtor ou a usina deve utilizar equipamento dotado de tecnologia que proporcione elevada eficiência operacional. Com o objetivo de atender as demandas em relação ao manejo da biomassa nas linhas de soqueiras, a DMB desenvolveu o “Desenleirador de Palha para Cana Crua”, com ótima performance.

Uma das características desse implemento é a simplicidade operacional. Projetado para requerer baixa manutenção, o desenleirador não exige trator de alta potência – pode ser de 75 hp, por exemplo – para a sua utilização nas áreas de cana.   

Fonte: CanaOnline