Destilaria Veredas produz adubo orgânico com co-produtos da cana e contribui para o bem do planeta
O Triângulo Mineiro se destaca como um grande polo produtor de cana-de-açúcar e líder em produtividade dos canaviais. No município de João Pinheiro, encontra-se a Destilaria Veredas. “Temos trabalhado muito e estamos conseguindo resultados que nos levam a acreditar que estamos no caminho certo. Alcançamos índices de produtividade que competem com qualquer região de Minas ou do Brasil”, salienta Ricardo Nascimento, fundador do Grupo Ferroeste, proprietário da Veredas.
A Destilaria Veredas produz etanol de cana-de-açúcar e, dos resíduos como torta de filtro e cinza da caldeira, passou a produzir adubo orgânico, que nutre os canaviais, reduzindo o uso de fertilizantes químicos, e, com isso, cortando custos e descarbonizando a produção.
Para comunicar o feito, em 27 de setembro, realizou um evento no pátio de compostagem, onde toneladas de torta de filtro e fuligem da caldeira são cuidadosamente misturadas e revolvidas. Após um período de “cura”, o material se transforma em um composto orgânico escuro e fértil, que irá nutrir os canaviais.
O evento reuniu estudantes de agronomia, políticos e produtores rurais, com o propósito de mostrar para a população o compromisso da Veredas em produzir de forma sustentável. “A agricultura regenerativa tem demonstrado uma solução extraordinária, tanto em termos de produtividade quanto de custos de lavoura. Estamos convictos de que investir na adubação orgânica e, claro, na agricultura regenerativa em todas as suas vertentes vai trazer resultados maravilhosos para o nosso canavial”, salientou Ricardo Carvalho Nascimento, diretor do Grupo Ferroeste.
Ademir Quintino da Rocha, superintendente da destilaria, observou que a Veredas produz o combustível mais renovável do mundo. “Não poderíamos deixar de trabalhar a produção de cana também no processo de sustentabilidade”, afirma.
Confira mais informações no vídeo:

