Dia de Campo na Unesp destaca tecnologias para cultivo do amendoim e reforça papel da irrigação no agronegócio
08-08-2025

Evento integra a tradicional Feira do Amendoim e reúne ciência, mercado e inovação em Jaboticabal
Por Andréia Vital
O tradicional Dia de Campo realizado nesta quinta-feira (7), na Unesp/FCAV Jaboticaba, reuniu produtores, estudantes, pesquisadores e empresas do setor agro para apresentar inovações tecnológicas aplicadas ao cultivo do amendoim, dentro da programação do 22º Encontro e 7ª Feira Nacional do Amendoim.
Organizado com apoio de alunos do curso de Ciências Agrárias, o evento oferece aos visitantes a oportunidade de ver em campo o desempenho de tecnologias e produtos utilizados ao longo do ciclo do amendoim — plantado entre março e abril de 2025. Segundo o professor Luiz Fabiano Palaretti, coordenador do dia de campo e o responsável pelo setor de irrigação da universidade, a proposta é levar conhecimento técnico acessível ao produtor, com foco em sustentabilidade, boas práticas e eficiência no uso de insumos e da água.
Em um momento de incertezas no agronegócio, o encontro proporciona espaço para debate e troca de estratégias. “O produtor precisa saber para onde virar suas armas diante das adversidades. E nós estamos aqui para isso”, destacou o professor.
Além da parte técnica, o evento também contempla o setor econômico com cooperativas de crédito, bancos e empresas públicas e privadas. A irrigação, como ressaltou Palaretti, é um dos pilares mais promissores e indispensáveis no cenário atual, reduzindo riscos relacionados ao clima e garantindo segurança hídrica.
A Unesp de Jaboticabal conta com uma área de demonstração que inclui todos os principais sistemas de irrigação modernos, como pivô central, aspersão, gotejamento superficial e enterrado, aplicados inclusive a culturas como cana-de-açúcar e amendoim — antes consideradas inviáveis para irrigação.
“Hoje é difícil pensar em uma cultura que não se irriga”, conclui Palaretti, reforçando o papel da ciência na transformação da agricultura brasileira.
Confira: