Diana Bioenergia é patrocinadora do 13º Cana Substantivo Feminino e do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
14-11-2024

 A Dra. Renata implementou ações para aumentar a presença feminina na Diana Bioenergia. Divulgação Diana Bioenergia
A Dra. Renata implementou ações para aumentar a presença feminina na Diana Bioenergia. Divulgação Diana Bioenergia

O Encontro acontece em 20 de março de 2025. Uma das atrações será o lançamento da 2ª edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar

A Diana Bioenergia, localizada em Avanhandava, interior paulista, figura entre as unidades bioenergéticas que investem em boas práticas de produção, inovações e pessoas. O resultado é o aumento de produtividade, maior longevidade do canavial e melhor qualidade de matéria-prima. O desempenho é tão bom, que a Diana já conquistou o Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola IDEA-CTC e o Prêmio Produtividade com Modernidade do IAC.

O que também chama atenção para a Diana Bioenergia são suas ações para a maior participação feminina na empresa, empreendida por Renata Sodré Viana Egreja Junqueira, que assumiu os negócios da família em 2011. Formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e com especialização em dermatologia pela mesma unidade, Renata deu início a uma nova era na Diana, profissionalizando a gestão e contribuindo para o fortalecimento da marca. Hoje, Renata é vice-presidente do conselho, tendo seu marido Ricardo Junqueira como CEO e Presidente do Conselho.

No âmbito social, uma das grandes marcas da gestão de Renata é a implantação de políticas voltadas à equidade de gênero, uma vez que a presença feminina na empresa era muito baixa, especialmente no setor agrícola. “Tal fato me estimulou a criar um programa para aumentar o número de mulheres e desenvolver um plano de carreira para lideranças femininas em todos os setores da usina”, diz Renata.

Atualmente, a Diana Bioenergia conta com 186 mulheres em seu quadro de funcionários, que representam 16,87% do total de colaboradores. Apenas como comparação, em 2016 esse número era de 6,9%. A porcentagem de mulheres em cargos de liderança também registrou um grande salto, de 3,91% para 12,37% no mesmo período.

A Diana Bioenergia é patrocinadora do 13º Cana Substantivo Feminino e do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar