Diretora Técnica da UDOP participa de bate-papo técnico “O setor bioenergético jogando junto é gol!”
14-08-2025

Inês Janegitz, diretora técnica da UDOP – União Nacional da Bioenergia, participou do evento “Bate-papo técnico – O setor bioenergético jogando junto é gol!”, que acontece hoje (13), das 13h às 16h, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP).

A iniciativa é promovida pelo grupo Gemas da Cana, com apoio do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), CanaOnline, Fenasucro & Agrocana, Ferroleto Válvulas, Reunion Engenharia, TT do Brasil, UDOP, Usina Batatais e Zilor.

“É uma honra participar deste bate-papo sobre a importância da harmonia entre as áreas agrícola e industrial, ao lado de grandes especialistas. Mais do que representar a UDOP, que capacita profissionais e fortalece o setor bioenergético, é gratificante integrar uma iniciativa tão relevante quanto a promovida pelo Gemas da Cana, que impulsiona conhecimento e inovação”, afirmou Inês Janegitz, diretora técnica da UDOP.

Ao final do evento, será realizada a expedição Cana Substantivo Feminino, promovida pela Fenasucro & Agrocana 2025.

Confira a programação

A discussão aborda a importância da harmonia entre os setores agrícola, industrial e de suprimentos para o alto desempenho do setor. A programação é dividida em três blocos principais:

“1º Tempo – Áreas agrícola e industrial trabalhando em harmonia” trata da importância do diálogo entre os setores agrícola e industrial para a saúde financeira das empresas, abordando a entrega de cana à indústria, os impactos da harmonia ou desarmonia entre as áreas na produção de açúcar, etanol e derivados, e as formas de potencializar ganhos com a recepção de matéria-prima.

Moderadora:

Luciana Paiva – editora da CanaOnline
 
Debatedores:

  • Andresa Martins Menezes - Fundadora da Alpinus Consultoria e Treinamentos, Especialista em fermentação,
  • Arnaldo Registro Junior – Gerente de Extração e Utilidades na Usina Batatais;
  • Carlos Daniel Berro Filho - Engenheiro agrônomo e profissional com grande experiência no setor;
  • Inês Janegitz – Diretora Técnica da UDOP
  • Márcia Mutton – professora titular da UNESP de Jaboticabal -SP;
  • Murilo Raposo Mendonça - Gerente de Colheita na Usina Lins;
  • Raffaella Rossetto – Pesquisadora Científica IAC.

 O “2º Tempo – A área de suprimentos entra no jogo” discute a negociação com o setor bioenergético no atual cenário, marcado por código de ética, maior presença feminina, inovações tecnológicas, novas empresas fornecedoras e crescente exigência por resultados. Profissionais das áreas agrícola, industrial e de suprimentos debaterão critérios de compra, a influência do preço no fechamento de negócios, o peso da qualidade e do desempenho dos insumos e a abertura do setor para inovações e novos fornecedores frente à tradição.

Debatedores:

  • Francisco Gallo – Gerente de Suprimentos na Pedra Agroindustrial;
  • Márcia Sanches – Gerente Comercial da TT do Brasil;
  • Mário Ramos – Diretor Comercial na Ferroleto Válvulas;
  • Rosana Amadeu - Diretora da Telog Soluções e Logística e Presidente do CEISE Br
  • Tercio Dalla Vecchia – CEO da Reunion Engenharia;
  • Valdirene Biagio – Coordenadora de Compras da Zilor.

 A “Prorrogação – A participação das pessoas para que o setor bioenergético vença o jogo” discute a qualificação profissional, ambiente de trabalho saudável e a importância de profissionais motivados e comprometidos.

Letícia Giacometti

Fonte: Agência UDOP de Notícias