DMB volta a participar da Tecnoshow Comigo com força total
08-04-2019

Empresa de Sertãozinho, SP, vai expor equipamentos de destaque, como a plantadora automatizada, na feira de Rio Verde, GO, que acontece de 8 a 12 de abril

O crescimento da produção de cana-de-açúcar em Goiás e as boas perspectivas do mercado sucroenergético despertaram o interesse da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas em participar novamente, como expositora, da 18ª Tecnoshow Comigo, que acontece em Rio Verde, GO, de 8 a 12 de abril. A empresa de Sertãozinho, SP, já expôs os seus equipamentos neste evento nos anos de 2007 e 2008.

Organizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), a Tecnoshow é a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste. No ano passado, contou com um público de 106 mil visitantes, 550 expositores e a comercialização de R$ 2,5 bilhões.

O estado goiano tem uma participação importante no setor sucroenergético brasileiro, sendo inclusive um dos principais produtores de etanol no país – destaca Auro Pardinho. “É um mercado estratégico. Todas as usinas de Goiás possuem equipamentos da DMB” – revela. Segundo ele, está havendo também um maior interesse de produtores de grãos em plantar cana-de-açúcar como alternativa de renda. “A soja tem enfrentado problemas devido à seca”, constata.

A Tecnoshow Comigo é uma feira bem organizada, que cresceu bastante e conta com a presença de usinas e produtores de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – observa. “Estamos voltando ao evento para ficar. A nossa ideia é continuar participando nos próximos anos”, afirma.

A Plantadora de Cana Picada - PCP 6000 Automatizada, carro-chefe do portfólio da empresa, é uma das atrações da DMB na 18 ª Tecnoshow Comigo. A máquina será exposta em sua versão completa, ou seja, com a distribuidora de calcário e o sulcador com dispositivo destorroador, recursos incorporados ao equipamento que estão elevando ainda mais a eficiência operacional da PCP 6000 Automatizada.

Lançada em 2014, essa plantadoratem revolucionado o plantio mecanizado de cana-de-açúcar devido ao seu avançado sistema de distribuição de toletes, que deposita no sulco somente a cana necessária para o plantio. A PCP 6000 Automatizadatornou-se fundamental para que usinas e produtores utilizem no plantio mecanizado uma quantidade de mudas bastante próxima a usadano plantio manual.

Um novo acessório, o sulcador com dispositivo destorroador – disponibilizado para o mercado no ano passado –, está possibilitando que essa plantadora da DMB desempenhe outra função importante: o aprimoramento do preparo do solo.

Com haste que pode atingir uma profundidade de até quarenta centímetros, esse recurso da máquina automatizada elimina ondulações no terreno e torrões, criando condições adequadas para a melhoria da brotação e do perfilhamento da cana, redução de falhas no canavial e diminuição da quantidade de mudas utilizadas no plantio.

O sulcador com dispositivo destorroadordiminui o número de operações do preparo de solo convencional, reduzindo o custo desta etapa do processo de produção de cana. Esse acessóriopoderá ser adquirido com a plantadora ou separadamente, caso o produtor ou a usina já possua a PCP 6000 Automatizada.

Um novo recurso tecnológico da plantadora automatizada – lançado em 2019 – é um sistema de distribuição de calcário, que contribui para a redução de custos e o aumento da eficiência operacional do plantio. A incorporação dessa melhoria na máquina otimiza a utilização de insumos, possibilitando a aplicação de calcário junto com o adubo – diz Auro Pardinho.A recomendação, nesse caso, é o uso de calcário de alta reatividade para que ocorra o aproveitamento mais rápido dos benefícios desse insumo pelo canavial.

O desenvolvimento desse recurso exigiu a realização de diversos testes da área de Engenharia da empresa, que resultaram em um sistema eficiente de distribuição com duas caixas para calcário, que têm capacidade de 300 quilos cada uma, em média, dependendo das características e o tipo do insumo utilizado.

A DMB vai expor também na feira de Rio Verde o Adubador de Discos 1250 H, utilizado para a aplicação de fertilizante na soqueira. Esse implemento corta a palha e coloca o adubo dos dois lados da linha da cana exatamente onde cresce o sistema radicular da planta. Com essa característica de transpor a “barreira” formada pela palha – deixada no solo devido à colheita mecanizada de cana crua –, esse adubador de disco possibilita um aproveitamento bastante satisfatório dos produtos utilizados.

No caso do emprego de nitrogênio viabiliza inclusive o uso de fonte nitrogenada com base em uréia, que é mais barata e mais fácil de ser encontrada do que o nitrato. “Como o adubo é enterrado, não há risco de perda por volatilização do nitrogênio com base em uréia”, enfatiza Auro Pardinho.

Outro equipamento, que será exposto pela DMB, é o Distribuidor de Adubo em Profundidade e Calcário Superficial que possibilita aplicar o adubo enterrado ao lado da linha da soqueira e o calcário de alta reatividade em superfície. O estande da empresa na Tecnoshow terá ainda cobridor, eliminador de soqueira, sulcador com aplicador de adubo e calcário e o cultivador quebra lombo comadubadeiras e aplicador de herbicidas. Além disso, aDMBestará apresentando, para os visitantes da feira, todas as suas soluções disponibilizadas para a produção canavieira.

Sobre a DMB

Localizada em Sertãozinho, SP, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas possui modernas instalações, que ocupam quase 12.000 m² em uma área de aproximadamente 50.000 m². Com mais de 54 anos de existência, a empresa – fundada em 5 de agosto e 1964 – fabrica uma extensa linha de implementos que são utilizados em todas as fases de desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar. Os equipamentos da DMB estão presentes em todas as regiões canavieiras do Brasil e também em outros países produtores de cana da América do Sul, América Central, Caribe e África.

FICHA TÉCNICA

18ª TECNOSHOW COMIGO

Data: 8 a 12 de abril(segunda a sexta-feira)

Horário: 8 às 18 horas

Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária. 

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br | Twitter e Instagram: @tecnoshowcomigo