Dupla Meiosi & MPB turbina os canaviais
27-06-2018
O plantio de MPB torna-se ainda mais eficiente ao ser associado ao sistema de Meiosi (método interrotacional ocorrendo simultaneamente). De acordo com José Antonio Rossato Jr., agrônomo, pesquisador e presidente da Cooperativa Agroindustrial, Coplana, de Guariba, SP, o volume deduas toneladas de mudas consumidas para a produção de MPB suficiente para o plantio de 1 hectare, com a adoção dessa dobradinha tem a redução de 5 a 10%. Neste sistema, há também a oportunidade de agregar, de forma planejada, o plantio de amendoim ou soja como culturas de rotação, o que traz benefícios agronômicos e econômicos.
Quem conhece bem os benefícios da dupla Meiosi& MPB é o agrônomo, produtor rural e líder associativistaIsmael Perina Jr., pioneiro na implantação do sistema, isso em 2013. Com os ótimos resultados obtidos, Perina não tem dúvida de que se trata de uma ótima alternativa para recuperar as boas práticas no cultivo da cana-de-açúcar, viável tanto para pequenos e médios, como para as grandes empresas.
Criado no começo da década de 1980 por pesquisadores da Unesp de Jaboticabal, o sistema de Meiosi é uma estratégia simples e que permite ao produtor reduzir custos de plantio e obter uma muda com alta qualidade. “Pena que quando surgiu esse sistema não tínhamos o piloto automático, que impediu que ganhasse espaço. Mas agora, com os recursos dessa tecnologia, praticar a Meiosi ficou muito simplificado”, comenta Perina.
O produtor lembra que na época da expansão canavieira no início dos anos 2000, com a ânsia de utilizar qualquer cana no plantio, o setor foi responsável por esparramar muita praga e doença. “Mas hoje, ao adotar o sistema Meiosi e MPB, temos a oportunidade de recuperar isso de maneira rápida”, afirma.
É na fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal, propriedade de sua família, que Perina e sua equipe desenvolve a excelência agrícola. Em uma áreade 530 hectares com cana, são produzidas por safra 59 mil toneladas, a taxa de renovação de canavial é por volta de 3,8% da área. O baixo índice de renovação é porque os canaviais apresentam alta produtividade por longo tempo, a média da fazenda é de 112 toneladas de cana por hectare e há áreas com canavial já com mais de10 cortes, com produtividade acima de 90 toneladas.
Para Perina, a obtenção de ótimos resultados no campo é o resultado da associação da prática do arroz com feijão bem-feito com o tempero de novas tecnologias, por isso, quando conheceu a tecnologia da MPB, conta que foi amor à primeira vista e que logo pensou em associá-la à Meiosi, com a proposta detombar uma cana sadia em solos revigorados por outras culturas, turbinando seu desempenho.
Veja matéria completa na editoria Capa na edição 55 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

