Edilson Maia está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
08-08-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
O setor canavieiro nordestino sabe que precisa se reinventar, produzir mais e melhor para se manter vivo. Para isso, incrementa a busca por práticas e tecnologias inovadoras. Quem se empenha muito para isso é o engenheiro agrônomo, produtor, pesquisador Edilson Mais, com mais de 40 anos de atuação no setor bioenergético.
Sua fazenda de 1600 hectares de canaviais na região alagoana de São Miguel do Campos, é um campo de experimentos. Em sua participação na live, Edilson afirmou que muitas tecnologias e técnicas usadas no Centro-Sul já estão, aos poucos, sendo incorporadas ao manejo da região. “O preparo de solo, por exemplo, ainda é 90% feito de forma convencional. Porém, algumas usinas e propriedades rurais já estão migrando para o preparo canteirizado. Outra questão que tem evoluído é em relação ao uso de Mudas Pré-Brotadas (MPBs), tecnologia já consolidada no Centro-Sul e que começa a predominar aqui, com muitas unidades construindo suas próprias biofábricas e apostando no plantio em Meiosi.”
Edilson é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.

