Em sua safra de número 296, Usina Petribu recebe visita do Tour CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro
13-10-2025

Tour foi realizado pela CanaOnline durante o mês de setembro

Nesta semana, postaremos o material que colhemos durante a visita do Tour da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro à Usina Petribu, localizada em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte Pernambucana. A Petribu é um marco no setor bioenergético mundial, em 2029 completará 300 anos de atividade contínua. Começou como engenho em 1729 e nunca mais parou de moer.

O solo onde se encontram os canaviais da Petribu é cultivado com cana-de-açúcar há 300 anos continuamente. Neste vídeo, Luiz Jatobá, gerente Agrícola da Usina Petribu, desvenda o segredo para obter canaviais com alta produtividade em condições climáticas adversas, topografia acidentada e em um solo cultivado só por cana nos últimos 300 anos.

Jatobá destaca que a vasta experiência do time de campo da Petribu, aliada ao conhecimento e ao apoio dado pelos acionistas da empresa, leva à adoção de práticas que permitem expressar todo o potencial produtivo que o canavial em Pernambuco oferece.

Alocar variedade de cana certa, manejo de plantio e de colheita corretos, atrelados a uma série de tratamentos, de tratos, desde o herbicida até adubação foliar, uso de biológicos e inovações tecnológicas, são práticas que permitem à Petribu não só plantar cana em áreas consideradas restritivas, mas obter alta produtividade por mais cortes.

A área de Pesquisa e Desenvolvimento é outro ponto destacado por Jatobá. “Estruturamos na empresa o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, sob a gestão de um agrônomo com doutorado. Realizamos mais de 100 experimentos por ano, com herbicida, defensivos, adubação no sulco, foliar, adubação verde, de cobertura. Fazemos experimentos com tudo para chegar ao nosso manejo ideal. Não compramos nada sem antes passar pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento”, informa Jatobá.

Confira as informações detalhadas no vídeo: