“Em 2017/18, se o setor sucroenergético produzir mais açúcar, terá excelentes resultados”
01-12-2016
Esta afirmação é de Eduardo Costa Carvalho, da Sucden, durante o 15º Seminário sobre Produtividade & Redução de Custos, promovido pelo Grupo IDEA em Ribeirão Preto. Ao falar sobre o mercado mundial de açúcar e perspectivas para o setor no Brasil, ele destacou que o Brasil registrará grande produção de açúcar no próximo ciclo, maior do que em 2016. “Que produzam bastante açúcar porque terão excelente resultados.”
Mas o mercado precisa estar atento a alguns movimentos, como à tendência de recuperação dos canaviais na Índia, demanda crescente por açúcar na China, a produção da Tailândia e o retorno da União Europeia como exportadora de açúcar, especialmente no mercado de cristal – mas, a princípio, os principais destinos serão mercados regionais.
Para a safra 2017/18, a Sucden estima uma moagem de 567 milhões de toneladas, com ATR de 134,5. A produção de açúcar deve atingir 34,4 milhões de toneladas, enquanto a de etanol deve ser 23,5 milhões de m³. Segundo Carvalho, a baixíssima estimativa de moagem se deve ao fato de a cana estar ficando mais velha. "O que pode ajudar a melhorar esse cenário será um bom regime pluviométrico durante os primeiros meses de 2017."
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.

