Embraer intensifica pesquisas com SAF após parceria inédita com a Vibra
29-09-2025

Aquisição de lote 100% renovável permitirá acelerar testes de compatibilidade para viabilizar operação integral até 2030

A Embraer deu um passo decisivo em sua jornada rumo à aviação mais sustentável. A companhia anunciou que irá ampliar seus estudos para validar o uso do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em proporção total, ou seja, sem a necessidade de mistura com combustíveis fósseis. O avanço foi viabilizado após a compra do primeiro lote de SAF 100% renovável no Brasil, fornecido pela Vibra, a maior distribuidora de combustíveis do país e uma das principais empresas de energia do mercado.

Com essa aquisição inédita, os testes serão intensificados, especialmente na análise de como materiais utilizados nas aeronaves — em especial os não metálicos — reagem ao contato prolongado com o biocombustível. Os experimentos serão conduzidos na sede da Embraer e terão foco em componentes fundamentais, como os tanques de asa de jatos comerciais, executivos e militares.

Segundo André Tachard, Global Head de ESG da Embraer, o acesso ao SAF dentro do território nacional representa um marco para acelerar a pesquisa. “Com mais esta ação, ficamos mais próximos da meta de ter nossas aeronaves aptas a operar com combustível 100% SAF até 2030”, afirmou.

Apesar do potencial brasileiro para a produção em larga escala, até agora o SAF não estava disponível no país em quantidades adequadas para pesquisas laboratoriais. Por esse motivo, a Embraer vinha recorrendo a testes realizados em centros de pesquisa nos Estados Unidos e na Europa. Além da complexidade logística e dos altos custos, outra barreira era a obrigatoriedade de aquisição em grandes volumes, muito acima das necessidades de ensaios técnicos.

A chegada desse lote ao Brasil muda o cenário. O produto em avaliação foi importado da Bélgica e armazenado na base da Vibra no Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. O local possui certificações internacionais — como ISCC EU e CORSIA — que asseguram a rastreabilidade de toda a cadeia de produção e distribuição, conduzida pela BR Aviation, unidade da Vibra dedicada ao abastecimento de aeronaves.

Marcelo Bragança, vice-presidente de Operações da Vibra, reforçou a relevância da parceria. “A viabilização do SAF no Brasil é essencial para acelerar a transição energética da aviação. Com esta iniciativa, apoiamos uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo em seus estudos técnicos e contribuímos para a formação de um mercado estratégico para a descarbonização do setor”, destacou.

O SAF pode reduzir em até 80% as emissões de carbono da aviação em comparação ao querosene convencional. Atualmente, todos os modelos da Embraer já estão homologados para operar com até 50% de SAF misturado ao combustível fóssil. O grande objetivo, no entanto, é alcançar a certificação para voos com 100% de combustível sustentável até 2030, consolidando a posição da empresa como uma das líderes globais no avanço da aviação verde.