Embrapa-Dourados sediará o 4º Seminário Cana MS no próximo dia 26
16-10-2023

Lavoura plantada com cana-de-açúcar em MS; Estado é o 4º maior produtor do País. (Foto: Arquivo/Biosul)  - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Lavoura plantada com cana-de-açúcar em MS; Estado é o 4º maior produtor do País. (Foto: Arquivo/Biosul) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Tema desta edição do evento será "preparo do solo e plantio"; MS é o quarto maior produtor do País

Por José Roberto dos Santos

No próximo dia 26 de outubro, a Embrapa-Agropecuária Oeste, de Dourados (MS), promove o 4º Seminário Cana MS, a partir das 8h da manhã. O evento encerra-se às 16h e traz como tema este ano o preparo do solo e plantio da cana-de-açúcar. Em Mato Grosso do Sul, segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de MS), 39 municípios são impactados pela atividade e benefícios gerados pelo setor sucroenergético, com concentração de 78% das lavouras de cana-de-açúcar na região Cone Sul do Estado.

A indústria sucroenergética de Mato Grosso do Sul é formada por 18 unidades em operação. Destas, todas produzem etanol hidratado, 11 produzem etanol anidro, 10 produzem açúcar [VHP, cristal ou refinado], todas geram bioeletricidade e 13 exportam o excedente dessa energia para a rede nacional. Ainda segundo a Biosul, atualmente Mato Grosso do Sul é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar do País, com 43,5 milhões de toneladas da cana-de-açúcar processada na safra 2022/2023.

Além disso, o setor sucroenergético do Estado também está iniciando a produção de etanol a partir do milho. A produção de etanol a base de milho já alcançou na safra 2022/2023, 3,2 bilhões de litros, volume 33% maior em relação à safra passada. A produção de açúcar também merece destaque com 1,4 milhões de toneladas, ou seja, 21% maior em relação ao mesmo período da safra passada.

Mapa mostra onde estão as unidades de processamento da cana em MS. (Imagem: Biosul)

Programação

Às 9h acontece a palestra "Perspectiva do setor sucroenergético em MS", com Érico Paredes, da Biosul. Às 9h40 o tema "Construindo plantas eficientes" será ministrado por Marcelo Lontro, da Ubyfol. Em seguida a pesquisadora Nilza Patrícia Ramos, da Embrapa Meio Ambiente, aborda "Contribuições das práticas de preparo/plantio nas emissões da   cana e nos CBIOs". A programação da manhã encerra-se com a palestra "Sistema integrado Koppert para cultivos de alta produtividade", com Camillo Ferrarezi Giachini, da Koppert.

A programação segue a partir das 13h, com o tema "Do plantio a colheita com a Teston", com Paulo Sérgio Teston. Às 13h40 será a vez de Bruno Luiz Perico, da Raízen, que abordará "Proposta de valor para   produtores rurais, empresas e cooperativas parceiras". A partir das 14h20, Rodrigo Jacinto Guimarães, da GuassuAgro, fala sobre "Construindo solos com ILPC (Integração lavoura-pecuária/cana-de-açúcar".

As inscrições para o evento podem ser feitas on line, clicando AQUI.

Fonte: Campo Grande News