Empresas associadas ao Sindalcool participam de reunião no TCE-PB sobre destinação do Imposto de Renda a fundos da infância
26-01-2026
Empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool) participaram ontem (22) de reunião no Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) para conhecer a campanha que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA/FIA).
Por Kiara Duarte
A iniciativa está alinhada ao compromisso do setor sucroenergético paraibano com o fortalecimento das agendas ESG (ambiental, social e governança) e com a ampliação do impacto social de suas ações.
A participação das empresas associadas teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o projeto e avaliar como a destinação de recursos pode contribuir para políticas públicas voltadas à infância e adolescência, sem custo adicional para os contribuintes e com reflexos positivos para a economia local.
O presidente-executivo do Sindalcool, Edmundo Coelho Barbosa, destacou que a iniciativa dialoga diretamente com os princípios de responsabilidade social e governança já adotados pelas indústrias do setor.
“Eu vejo com muita alegria essa oportunidade. As empresas já são bastante demandadas e já fazem muita coisa no âmbito social. Essa é uma possibilidade de termos maior controle para saber onde estão sendo aplicados esses recursos e como eles têm retorno”, afirmou.
Os representantes das usinas presentes também avaliaram positivamente a proposta e parabenizaram o TCE-PB pela condução da campanha, ressaltando a importância do diálogo entre o setor produtivo e os órgãos de controle para o fortalecimento das políticas públicas.
Durante a reunião, o presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, destacou o papel estratégico do controle externo na avaliação das políticas públicas e defendeu a ampliação do diálogo entre o Tribunal, os gestores públicos e a iniciativa privada. Segundo ele, a atuação dos tribunais de contas vai além da verificação do cumprimento dos percentuais constitucionais em áreas como saúde e educação, passando a priorizar a avaliação de resultados. “Não basta aplicar os recursos; é preciso saber se eles estão gerando impacto positivo na vida da população”, afirmou.
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes, e contou com apresentação do auditor de controle externo Leonardo Silveira, que apresentou orientações técnicas sobre a destinação de parte do Imposto de Renda aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA/FIA). A iniciativa foi destacada como uma oportunidade concreta de fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência, além de contribuir para a circulação de recursos na economia local.
O Sindalcool foi representado pelo presidente-executivo Edmundo Coelho Barbosa. Também participaram da reunião Marquiza Melo (Destilaria Tabu), Lânia Christine (Usina Giasa), André Leite (Usina Monte Alegre), José Figueiredo (Usina Japungu) e André Estábile (Usina Japungu).
*Assessoria de Imprensa do Sindalcool com informações da Ascom TCE-PB
Fonte: Sindalcool

