Encontro em Belém debate papel do etanol na liderança energética do Brasil
17-09-2025

Evento reunirá entidades do setor, governo e especialistas para discutir estratégias que reforcem a transição para uma matriz mais limpa e sustentável.

A Bioenergia Brasil, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado do Pará (Sindicanálcool) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) realizarão em Belém, no dia 03 de outubro, o encontro “Etanol & COP30: Liderança Brasileira Energética Global”.

O evento reunirá lideranças do setor produtivo, representantes do governo e especialistas nacionais e internacionais para debater o papel estratégico do Brasil e do etanol na transição energética, em especial no contexto da COP30, que será sediada em Belém.

A programação contará com painéis sobre a experiência brasileira com o etanol, seus impactos na matriz energética global, estratégias para a COP30 e o papel das empresas na transição energética, que destacará as iniciativas e perspectivas de grandes companhias do setor. Entre os participantes confirmados estão representantes de empresas como Stellantis, Toyota, FS, Atvos, BP Bioenergy e Coruripe, além de entidades como MRE, MME e Agroicone.

Um dos destaques do encontro será a apresentação da “Carta de Belém”, documento que reunirá as principais propostas e contribuições do setor para ampliar a presença do etanol e das bioenergias na agenda climática internacional.

As entidades reforçam a importância da cooperação entre governo, empresas e sociedade para consolidar o protagonismo brasileiro na transição energética. A iniciativa evidencia o papel estratégico do etanol e das bioenergias no enfrentamento das mudanças climáticas e reafirma o compromisso em contribuir para uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável.

SERVIÇO:

  • Data:03 de outubro de 2025
  • Horário:8h às 13h
  • Local:Salão de Eventos da FIEPA – 9º andar (Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 – Nazaré, Belém/PA)
  • Inscrições gratuitas:Clique aqui 

Fonte: Bioenergia Brasil, FIEPA, Sindicanálcool e UNICA