Ergonomia e automação em máquinas agrícolas reduzem esforço físico e aumentam bem-estar no campo
12-01-2026

Novas tecnologias tornam o trabalho de operação mais seguro, confortável e produtivo

A evolução da ergonomia e da automação nas máquinas agrícolas tem mudado a rotina de quem passa horas no comando de tratores, colheitadeiras e pulverizadores, tornando o trabalho mais leve, seguro e produtivo. Cabines mais confortáveis, sistemas de amortecimento e comandos eletrônicos estão reduzindo o esforço físico, a exposição à vibração e o estresse durante longas jornadas.

"Hoje, as máquinas contam com assentos com regulagem de peso e suspensão a ar, capazes de absorver as irregularidades do terreno e reduzir a fadiga lombar. As cabines estão mais espaçosas e isoladas acusticamente, equipadas com ar-condicionado com controle eletrônico, filtros de ar e sistemas de suspensão que diminuem a vibração e o ruído, fatores que impactam diretamente a saúde e a concentração do operador", explica Eder Pinheiro, coordenador de Marketing de Produto Tratores da Massey Ferguson.

De acordo com o ortopedista e professor da Universidade Brasil, Flávio Benez, a ergonomia é fundamental para a saúde e a produtividade de quem opera máquinas. "A prevenção via ergonomia melhora a saúde ao longo do tempo. Melhores condições ergonômicas contribuem para menos fadiga, menos dor, bem estar, o que se traduz em concentração, menos erros e menor risco de acidente", explica.

Benez destaca ainda que recursos ergonômicos bem projetados trazem benefícios diretos. "A vibração é um fator de risco; reduzi-la com um bom assento, suspensão ou cabine bem construída diminui a carga mecânica e os processos degenerativos da coluna vertebral. Um layout adequado dos controles e uma boa visibilidade melhoram a postura e reduzem as inclinações e torções do tronco e do pescoço", completa.

Um dos exemplos mais recentes dessa evolução ergonômica é o trator MF 8S, da Massey Ferguson. A cabine foi projetada a partir de entrevistas com agricultores de diferentes regiões do mundo e oferece visibilidade de 360°, nível de ruído de apenas 68 dB e espaço interno de 3,4 m³, com área envidraçada de 6,6 m². O design exclusivo Protect-U separa o motor da cabine por um vão de 24 centímetros, isolando o ambiente interno de ruídos, calor e vibrações. Além disso, o apoio de braço multifuncional concentra os principais comandos, permitindo operar com mais conforto e menos esforço físico.

"O MF 8S é um bom exemplo de como a tecnologia e o design podem trabalhar juntos para melhorar a experiência de quem está no campo. Cada detalhe da cabine foi pensado para tornar o trabalho mais leve, silencioso e intuitivo. Isso reflete o nosso compromisso em desenvolver máquinas que cuidam do operador tanto quanto da produtividade", destaca Pinheiro.

Além do conforto, a automação vem redefinindo o papel do operador. Tecnologias como piloto automático, telemetria e monitoramento remoto permitem que as tarefas sejam executadas com maior precisão e menor esforço físico. "Hoje, o operador atua mais como gestor da operação, analisando dados e tomando decisões com base em informações em tempo real. Isso reduz o desgaste físico e aumenta a eficiência", diz Pinheiro.

O médico ortopedista destaca que pequenas ações complementares também fazem diferença. "Pausas regulares, aliadas a alongamentos e mobilização do tronco, pescoço e braços, ajudam a aliviar a tensão muscular. Intervenções simples de ajuste ergonômico e conscientização dos operadores sobre posturas corretas, ajustes de assento e uso apropriado de controles para evitar esforços desnecessários podem ter impactos notáveis", conclui Benez. 

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.

AGCO - Imprensa